PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de História - FGV-SP 2013 - Guerra dos Cem Anos – Denominação dada a uma série de conflitos ocorridos entre a França e a Inglaterra

FGV-SP 2013 - Guerra dos Cem Anos – Denominação dada a uma série de conflitos ocorridos entre a França e a Inglaterra no período 1337-1475. O termo, que vem sendo considerado impróprio, é uma criação moderna dos historiadores do século XIX, introduzido nos manuais escolares. (...) Alguns historiadores têm mesmo proposto que seja utilizada a expressão “cem anos de guerra” e não a tradicional. (Antônio Carlos do Amaral Azevedo, Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos apud Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos) Sobre essa guerra, é correto afirmar que 
a) decorreu diretamente da chamada Crise do Século XIV, pois a Inglaterra e a França tinham leituras divergentes da paralisia econômica que atingiu a Europa ocidental desde os primeiros anos desse século. 
b) resultou da imediata reação da França, aliada dos reinos de Castela e Aragão, à aliança econômica e militar entre a Inglaterra e Portugal, iniciando o mais sangrento conflito bélico da Europa moderna. 
c) desenrolou-se quase toda em território francês, com batalhas entremeadas por tréguas e períodos de paz, e as suas origens se ligam à sucessão do trono francês, também disputado pela Inglaterra. 
d) derivou da disputa por territórios recém-descobertos por franceses no norte da África, mas que eram estratégicos para a expansão da economia inglesa, já produtora de manufaturados. 
e) desenvolveu-se no contexto das reformas religiosas, obrigando cada nação europeia a se posicionar na defesa ou não do papado, fator principal do conflito bélico entre franceses e ingleses.

RESPOSTA:
Letra C.

A Guerra dos Cem Anos efetivamente desenrolou-se em território francês, o qual sofreu grandes devastações. A causa imediata das hostilidades foi efetivamente a reivindicação inglesa ao trono francês: Eduardo III da Inglaterra, neto materno do rei francês Felipe, o Belo, foi barrado em sua pretensão devido à vigência, na França, da lei sálica, que excluía do trono mulheres e parentes por linha feminina. Convém entretanto lembrar que causas mais remotas também contribuíram para a guerra: a existência de feudos em território francês cujo titular era o soberano inglês; e a disputa pela Flandres, feudo francês que mantinha estreitas relações econômicas com a Inglaterra. Obs.: A Guerra dos Cem Anos, iniciada em 1337, encerrou-se efetivamente em 1453, quando os ingleses foram derrotados na Batalha de Castillon. Após esse combate, a Inglaterra retirou-se em definitivo do solo francês, mantendo apenas o porto de Calais, o qual seria devolvido à França um século mais tarde.

Nenhum comentário: