PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 30 de janeiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre blocos econômicos - com gabarito

Questão 01 - IFRR 2018/1 - Existem vários blocos econômicos e mercados regionais no mundo. No caso da Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) há a constituição de um mercado regional, a partir da organização e união de países com objetivos comerciais em comum. Esse tipo de organização do espaço mundial tem se tornado comum em um mundo globalizado, onde as fronteiras nacionais podem ser transpostas quando há interesses financeiros. Diante deste contexto, marque a alternativa que evidencia o elemento estratégico de grande relevância no contexto do desenvolvimento dos países da APEC. 
a) a parceria e os investimentos tecnológicos assinados em 2017, por Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos. 
b) o oceano Pacífico que serve como meio de os países se relacionarem com outras partes do mundo, especialmente com a expansão industrial e comercial dos países do Sudeste e do Leste asiático. 
c) o Japão e a Coréia do Norte estão no comando das atividades no Pacífico, o que tem tornado o segundo maior bloco em crescimento na dinâmica do mundo globalizado atual. 
d) novo acordo estabelecido em Pequim, capital da China em 2017. Na cúpula a China assinou um plano de ação que abrange transporte, energia, mineração, ciência e tecnologia. 
e) nova parceria entre Estados Unidos e Índia, que juntos, compõem cerca da metade do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, bem como cerca de 60% do comércio mundial.

Questão 02 - ESPM 2016/2 - Os blocos regionais de integração econômica não são apenas um desejo dos governos. Em um mundo cada vez mais globalizado, é fundamental compreender a importância dos blocos econômicos regionais, suas consequências para os países e para a vida das pessoas. Fonte: Geografia em Rede. Edilson Adão & Laércio Furquim, São Paulo, FTD, 2015. Sobre o contexto de regionalização expressa no texto é correto afirmar: 
a) Os ucranianos protestaram contra a entrada na União Europeia porque a Rússia, país com quem têm afinidade, fora deixada fora dos acordos. 
b) A Alca, implementada em 2013, é o mais perfeito bloco de integração americana, apesar de excluir Cuba. 
c) O Euro é a moeda única europeia adotada pelos 28 membros da entidade. 
d) O Mercosul é uma União Aduaneira incompleta, pois ainda não conseguiu implementar a TEC. 
e) O NAFTA é uma acordo anglo-saxão na América do norte, pois exclui o México, um país latino-americano.

Questão 03 - WIG 2022/1 - O USMCA entrou em vigor em 2020. Fazem parte dele: 
A) Guiné-Bissau, Estados Unidos e Afeganistão. 
B) Canadá, Estados Unidos e México. 
C) Canadá, Brasil e Argentina. 
D) Lituânia, Inglaterra e Estados México.

Questão 04WIG 2022/1 - Atualmente, 16 países integram a organização, que tem sede em Gaborone: África do Sul, Angola, Botsuana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Essuatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.
Qual o nome desse bloco econômico? 
A) SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral)
B) Mercosul
C) Aliança do Pacífico
D) CEI (Comunidade dos Estados Independentes)
E) União Africana.

Questão 05 - IFTO 2010 - Blocos econômicos são organizações internacionais que, em sua maioria, surgiram após a Segunda Guerra Mundial, quando vários países se encontravam em meio a um colapso econômico. Eles assumiram parcerias com diversos graus de integração, como: área de livre comércio; união aduaneira; mercado comum; e união monetária. O bloco econômico que tem efetivado em partes de seus membros todos esses graus de integração é o/a: 
A) Mercosul. 
B) Nafta. 
C) Unasul. 
D) OCDE. 
E) União Europeia.

Questão 06 - UFRN 2014 - No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela 
a) criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros. 
b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros. 
c) unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros. 
d) livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros.

Questão 07 - UFAM 2018 - Com base no mapa a seguir, a alternativa que melhor define a região representada é: 
a) ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), um bloco econômico regional formado por países asiáticos. 
b) APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), que atua como uma área de cooperação entre os países banhados pelo oceano Pacifico nas Américas, Ásia e na Oceania. Quando estiver em pleno funcionamento (previsão para 2020), será o maior bloco econômico do mundo. 
c) Países integrantes dos Tigres Asiáticos, que vivenciaram um rápido desenvolvimento econômico a partir de 1970, recebendo a denominação de NICs (Novos Países Industrializados). 
d) Grupo de países mais industrializados do continente asiático, que tem como objetivo coordenar a política econômica e monetária da Ásia Oriental. 
e) Zona de livre comércio do Extremo Oriente, que consiste na eliminação das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros.

Questão 08 - WIG 2022/1 -  A Comunidade Andina (CAN) é um bloco econômico sul-americano formado por: 
A) Equador, Suriname, Guiana e Uruguai
B) Chile, Brasil, Bolívia e Argentina
C) Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
D) Colômbia, Costa Rica, Haiti e Guatemala

Questão 09 - WIG 2022/1 - Observe a figura a seguir. 
A região em destaque no mapa representa os países membros do seguinte bloco econômico: 
a) Comunidade dos Estados Independentes
b) Aliança do Pacífico
c) APEC 
d) USMCA 
e) Mercado Comum do Sul

Questão 10 - PUC-RS 2015 - A divisão do mundo em Estados nacionais, com fronteiras, moedas e alfândegas, cria barreiras à livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas. A criação de blocos econômicos é uma tentativa de reduzir essas barreiras em escala regional, mas também uma forma de os países membros se fortalecerem frente ao processo de globalização. Nesse processo, NÃO constitui uma forma de organização de blocos econômicos a 
a) união aduaneira. 
b) união econômica e monetária. 
c) criação de zonas de livre comércio. 
d) eliminação das fronteiras físicas. 
e) organização de mercados comuns

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - B
04 - A
05 - E
06 - B
07 - A
08 - C
09 - B
10 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...