PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - UFGD 2011 - Leia o seguinte texto. ―De 1964 até o final dos anos 70, grandes mudanças políticas se processaram na América Latina.

UFGD 2011 - Leia o seguinte texto. 
―De 1964 até o final dos anos 70, grandes mudanças políticas se processaram na América Latina. Em março de 1964, os militares derrubaram o poder constitucional de João Goulart, no Brasil, dando início a uma série de ditaduras militares, que iriam espalhar-se por toda a América Latina‖ 
(CÁCERES, Florival. História da América. São Paulo: Moderna, 1992 p. 208). 
Com relação à implantação das ditaduras militares na América Latina, no período aludido, assinale a alternativa correta. 
a) Insere-se numa tentativa de barrar o avanço do bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos sobre a América Latina. Através da Doutrina da Segurança Nacional, os governos militares aproximavam os países latino-americanos do socialismo soviético. 
b) Ao assumir o governo, no Brasil, os militares aliaram-se a políticos de esquerda, intelectuais, religiosos progressistas, estudantes e líderes sindicais a fim de aprovar, no Congresso Nacional, os AIs (Atos Institucionais), que criaram uma ordem jurídica e política baseada no Estado de direito. 
c) No Chile, nas eleições de 1970, Salvador Allende foi eleito presidente, a partir de uma aliança entre cristãos de esquerda, socialistas e comunistas. Com Allende, o Chile caminhava para o socialismo, fato que motivou, em 1973, a tomada de poder por um grupo de militares liderados por Augusto Pinochet. 
d) Embora os regimes militares latino-americanos tenham sido extremamente autoritários e violentos, tais aspectos não podem ser imputados à Argentina, país que implantou um governo de coalisão nacional que proibia a violência física e psicológica. Tal política foi apoiada pelas Mães da Praça de Maio. 
e) No Peru, a implantação da ditadura militar sofreu, desde o início, em 1968, a oposição da Ação Libertadora Nacional (ALN), liderada por Carlos Marighella. Por conta disso, para evitar uma possível guerra civil, o general Juan Velasco Alvarado assumiu uma postura nacional-socialista.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: