PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre o Salazarismo - com gabarito

Questão 01 - URCA 2016/1 - A respeito do salazarismo, estabelecido em Portugal entre 1933 e 1974, é CORRETO afirmar: 
a) Foi inspirado no modelo soviético e configuravase como um regime socialista, nacionalista e autoritário. 
b) Preservou a monarquia portuguesa, mas estabeleceu um governo autoritário sob o comando de Antônio de Oliveira Salazar. 
c) Tratava-se de um regime parlamentarista estabelecido por Antônio de Oliveira Salazar após a Revolução dos Cravos. 
d) Tratava-se de um regime autoritário que impedia a livre organização partidária e era orientado por uma doutrina nacionalista. 
e) Instaurou a República, manteve o catolicismo como religião oficial e adotou uma política de aproximação com os setores oposicionistas.

Questão 02 - UECE 2015 -  Em 1909, em Portugal, vigorava o regime monárquico. A proclamação da República aconteceu no ano seguinte em 1910, quando rebeldes derrubaram o rei Manuel II. No decorrer de mais de uma década predominou a instabilidade, quando em 1926 instaurou-se a longa ditadura militar. Em 1932, assumiu o cargo de primeiro ministro e governou com punhos fortes e inspiração fascista 
a) Mario Alberto Nobre Lopes Soares cujo governo ficou conhecido como nobreza. 
b) Francisco Manuel L. de Sá Carneiro cujo governo ficou conhecido como cravismo. 
c) Pedro Manuel M. Passos Coelho cujo governo ficou conhecido como manuelismo. 
d) Antônio de Oliveira Salazar cujo governo ficou conhecido como salazarismo.

Questão 03 - Em fevereiro de 1926, os autores de um golpe de Estado chefiado pelo general Gomes da Costa reafirmam a necessidade de estabelecer um regime forte, transformado em uma ditadura a partir de 1933. Nesse ano, o então presidente do Conselho de Ministros aprova uma nova constituição, suprimindo as liberdades individuais e eliminando toda a oposição. Nascia assim o Estado Novo Corporativo, que vigorou por 48 anos. 
Disponível em: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=RV1. Acesso em: ago. 2015. Adaptado. 

Pouco após a meia-noite de 25 de abril de 1974, começou a soar na emissora católica de Lisboa a música até então proibida "Grândola, Vila Morena". Era o sinal combinado para o início do levante militar em Portugal. Antes desse movimento, era rara em Portugal a família que não tivesse alguém combatendo nas guerras das colônias na África. O serviço militar durava quatro anos, e opiniões contra o regime e contra a guerra eram severamente reprimidas pela censura e pela polícia. Disponível em: http://www.dw.com/pt. Acesso em: ago. 2015. Adaptado. 

Os textos se referem ao processo histórico ocorrido em Portugal no chamado período
a) do Estado Liberal, liderado por Abel Hipólito e encerrado pela Revolta de Aljubarrota. 
b) da Regência, liderado por João Henrique Morley e encerrado pelo movimento de Vilafrancada. 
c) do Estado do Bem-Estar Social, liderado por Francisco Franco e encerrado pela Revolução do Porto. 
d) do Entre-Guerras, liderado por Antônio de Oliveira Salazar e encerrado pela Revolução dos Cravos. e) da Primeira República, liderado por Eduardo Augusto Rodrigues Galhardo e encerrado pelo movimento chamado Setembrada.

Questão 04 - EBMSP 2018/1 - O termo salazarismo provém de Antônio de Oliveira Salazar, chefe do governo português de 1932 a 1968. Vale ressaltar, que o termo “Estado Novo” foi criado por uma justificativa ideológica, como uma maneira de simbolizar o país em uma nova era, a partir da Revolução Nacional de 28 de Maio de 1926, encerrando o período de liberalismo em Portugal, vigente desde os tempos da monarquia constitucional e da Primeira República. O franquismo foi um regime de ditadores fascistas que surgiu na Espanha depois do término da guerra civil. O franquismo foi comandado pelo general Francisco Franco, que teve seu nome associado a esse período, e atravessou décadas. Nos primeiros anos, esse regime firmou a repressão brutal contra adversários e praticou uma política econômica que tinha poder sobre si mesmo o que fez com que o desenvolvimento do país parasse. As bases do franquismo foram definidas pelo catolicismo e pelo anticomunismo 
Disponível em: http://salazarismoefranquismo.blogspot.com.br . Acesso em: ago. 2017. Adaptado. 

A análise do texto e os conhecimentos sobre a política no Brasil, entre 1937 e 1945, permitem identificar como elementos comuns entre o salazarismo, o franquismo e o getulismo 
a) a contestação pública da Igreja Católica, através do Vaticano, às atrocidades praticadas pelo getulismo na fase do Estado Novo no Brasil e pelo franquismo. 
b) a militarização da sociedade, tendo as escolas como maior instrumento, visto funcionarem como centros de treinamento para crianças e adolescentes. 
c) o populismo, com base no apoio irrestrito das classes dominantes, que obedeciam a um partido único controlado pelo governo e que ditava as linhas da economia nacional. 
d) a censura da imprensa e das instituições culturais, mediante a ação violenta de repartições públicas especialmente criadas para esse fim. 
e) a longa permanência de suas estruturas de poder que sobreviveram como governos totalitários até o segundo pósguerra.

Questão 05 - CESUPA 2020 - Em 25 de abril de 1974, a população portuguesa, aliada aos militares, derrubou a ditadura salazarista inspirada no fascismo italiano e instalada desde 1933. Essa revolução foi imortalizada nos versos da canção de Chico Buarque (1975).

TANTO MAR

Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
Ainda guardo renitente
Um velho cravo para mim (...)

Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim

Esse movimento de libertação
Esse movimento de libertação 
a) ocorreu na primavera europeia, período escolhido pelos revolucionários como o mais adequado para derrubar o regime salazarista. Apesar de todo apoio das colônias portuguesas da África a Antonio Salazar, o ditador não conseguiu se sustentar no poder. 
b) usou como símbolo o alecrim, uma planta típica de Portugal, pois era a maneira de se identificar os contrários à ditadura. Aqui no Brasil, na década de 1970, o povo brasileiro, apoiado pelos Estados Unidos, se organizava para fazer uma contrarrevolução democrática. 
c) de forte orientação socialista, só ocorreu porque teve apoio da União Soviética, que enviou mísseis e tanques de guerra. O regime salazarista havia sido minado pelas rebeliões coloniais, sobretudo das colônias asiáticas, além do rompimento com os países do Leste europeu. 
d) utilizou um cravo vermelho e, como senha, uma música proibida pela censura portuguesa, para iniciar o movimento de derrubada do regime salazarista. Ao registrar “Cá estou carente”, o compositor brasileiro se refere ao regime da ditadura civil-militar vigente no Brasil, à época.

GABARITO
01 - D
02 - D
03 - D
04 - D
05 - D

Nenhum comentário: