PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre a política do Big Stick - com gabarito

Questão 01 - FGV-SP 2002 -  “Fale macio e use um porrete”, dizia o presidente norte-americano Theodore Roosevelt para justificar a política externa dos EUA. A respeito da política conhecida como “Big Stick”, podemos afirmar: 
a) Significou uma medida pragmática dos norte-americanos logo após a independência, buscando superar o isolamento diplomático, ao mesmo tempo que combatia o exército britânico. 
b) Era o lema dos Estados do Norte durante a Guerra de Secessão, durante a qual os escravos foram libertados, como forma de enfraquecer as forças sulistas. 
c) Diz respeito à política norte-americana com relação à América Latina durante a Guerra Fria, quando deu apoio político e militar a diversas ditaduras militares, visando impedir o estabelecimento de regimes comunistas semelhantes ao de Cuba. 
d) Foi uma continuidade do expansionismo interno, marcado pela Marcha para o Oeste e pela Guerra de Secessão, que implicou nas seguidas intervenções militares norte-americanas que transformaram o Caribe em sua área de influência. 
e) Foi a orientação dada pelo serviço secreto norte-americano a seus agentes infiltrados na URSS e nos países da chamada Cortina de Ferro no Leste europeu.

Questão 02 - MACKENZIE 2018

A charge acima ironiza a política externa norte-americana, durante o governo de Theodore Roosevelt (1901-1909), a diplomacia do Big Stick (“grande porrete”). Mesmo após o fim do seu mandato, essa política continuou a ser praticada pelos presidentes que o sucederam, como atesta o período histórico, conhecido como Guerra das Bananas (1898-1934). Dentre as assertivas abaixo, que apontam e analisam fatos históricos relacionados à essa política diplomática, assinale a INCORRETA. 
a) Durante o governo de Roosevelt, entrou em vigor a Emenda Platt, um dispositivo legal adicionado à constituição de Cuba, após sua independência, permitindo aos Estados Unidos intervirem no país, caso seus interesses fossem ameaçados. 
b) A ideologia do Big Stick levou à expansão da marinha de guerra norte-americana, presente na maior parte desses conflitos, a fim de garantir, por meio da intervenção militar e ocupação de países, a defesa dos interesses estadunidenses. 
c) Os Estados Unidos, inconformados com a independência do Panamá, perante a Colômbia, invadem e ocupam o país, a fim de garantir que as obras para a construção do Canal, ligando o Atlântico ao Pacífico, fossem concluídas, permanecendo no país, até 1999. 
d) Diversos países foram afetados por essa política, tais como: Cuba, Panamá, Haiti, Nicarágua, México, Honduras, República Dominicana - além do território de Porto Rico - anexado durante a Guerra Hispano Americana, de 1898. 
e) As intervenções militares estavam conectadas à preservação dos interesses comerciais estadunidenses na região, principalmente, da United Fruit Company, que tinha investimentos significativos em diversos países da região, em plantações de produtos tropicais.

Questão 03 - MACKENZIE 2014 - “Se a América Latina não foi esquartejada como a África, deveu-se ao fato – é preciso reconhecê-lo – de ter tido, sem que houvesse solicitado, um ‘tutor’. Um tutor ousado, porque se atreveu a dizer que a América era para os americanos, num momento em que apenas tinha a ilusão de ser uma potência. No entanto, quando esse tutor se transformou em grande potência, mudou seu discurso e gritou que era dono”. (Héctor Hernan Bruit. O Imperialismo. São Paulo: Atual, 1994, p.49) 
A partir da análise do texto, é correto afirmar que 
a) a América Latina, desde a primeira metade do século XIX, é um instrumento do imperialismo estadunidense, que, historicamente, impôs, àqueles países, políticas como a Doutrina Monroe e a Política do Big Stick. 
b) as divisões sofridas pela África, decorrentes do imperialismo do século XIX, não puderem acontecer no continente americano em virtude da imposição ao respeito, feita na Conferência de Berlim, entre EUA e potências europeias, da autodeterminação da América Latina. 
c) o século XIX viu nascer a pretensa hegemonia estadunidense sobre os países latino-americanos, envolvendo disputas – desde aquela época – entre capitalistas e socialistas, ambientados na Guerra Fria.

Questão 04 - UCPEL 2011 - O Big Stick (grande porrete) foi o método imperialista, proposto pelo presidente Theodore Roosevelt (1901- 1909). Referindo-se à América Latina, afirmou o seguinte: “Devemos falar macio, mas carregar um grande porrete”. Essa política resultou em diversas intervenções armadas, que asseguraram aos Estados Unidos seus investimentos. 
Entre as ocupações territoriais promovidas por essa política, estão 
a) o Novo México e o Alaska. 
b) a Flórida e o Texas. 
c) a Baía de Guantânamo e a zona do Canal do Panamá. 
d) a Califórnia e o Alabama. 
e) o Havaí e o Texas.

Questão 05 - UNIFENAS 2015/2 - O país que hoje chamamos de Panamá era parte do território colombiano. O governo dos Estados Unidos, interessado em construir e controlar um canal nessa região, que ligaria o Atlântico ao Pacífico, financiou e apoiou rebeldes separatistas da região. Assim que o Panamá conseguiu sua independência da Colômbia, em 1903, poucos dias depois, assinou um tratado que cedia o controle da zona do canal aos Estados Unidos, por 10 milhões de dólares. As ações políticas estadunidenses descritas acima ocorreram durante o governo do presidente Theodore Roosevelt (1901-1909) e ficaram conhecidas como: 
a) New Deal. 
b) Doutrina Monroe. 
c) Destino Manifesto. 
d) Política do Big Stick. 
e) Grande Depressão.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - A
04 - C
05 - D

Nenhum comentário: