PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre a a Primeira República - PUC-RIO - com gabarito

Questão 01 - PUC-RIO 2006/2 - Durante a Primeira República (1889-1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a afirmativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza: 
(A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina; 
(B) Revolta Federalista e Guerra do Contestado; 
(C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada; 
(D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista; 
(E) Guerra do Contestado e Revolta da Armada.

Questão 02 - PUC-RIO 2003/2 - Durante a Primeira República no Brasil (1889-1930), a Política dos Governadores ou "Política do Café com Leite" representou: 
(A) uma política econômica de incentivo à produção e à exportação de café e leite. 
(B) a predominância, no comando político do Governo Federal, das oligarquias paulista e mineira. 
(C) a reação das oligarquias do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul contra o monopólio de poder dos paulistas. 
(D) uma campanha publicitária promovida pelo governo federal destinada a atrair investidores estrangeiros, por meio da divulgação das riquezas do Brasil. 
(E) uma política de investimento em gêneros de primeira necessidade de modo a suprir o abastecimento alimentar da população urbana em expansão.

Questão 03 - PUC-RIO 2016 - Sobre o período da Primeira República (1889-1930), é CORRETO afirmar que: 
(A) os temas da nação e da cidadania ganharam centralidade na Constituição de 1891, havendo atenção aos problemas sociais e à participação política, com leis trabalhistas e extensão significativa do direito ao voto. 
(B) a violência e o risco de fraude nas eleições eram reduzidos – assim como a barganha política, a venda de votos e a dependência a chefes locais, havendo combate dos expedientes ilícitos pelo Estado. 
(C) havia um Estado forte e centralizador que limitava a autonomia do poder estadual e garantia o controle sobre a produção e comercialização dos principais produtos agrícolas brasileiros. 
(D) havia uma ordem liberal e uma organização federativa, o domínio político das oligarquias estaduais e a força dos coronéis nos municípios, além de uma participação eleitoral restrita. (E) houve a rejeição do capital externo na promoção da urbanização das cidades brasileiras e também o incentivo estatal à industrialização, que superou a fragilidade de uma economia outrora dependente da agroexportação.

Questão 04 - PUC-RIO 2020 - A Primeira República brasileira foi um período de intensas transformações nas esferas política, econômica, social e cultural. No âmbito das relações de trabalho, a recente abolição da escravidão – em 1888 – transformou os trabalhadores escravizados em livres. Na prática, porém, os desejados direitos sociais e a valorização do trabalho precisaram ser reivindicados por meio de lutas cotidianas, travadas por diferentes grupos organizados. Sobre as lutas do movimento operário na Primeira República, assinale a afirmativa INCORRETA. 
(A) Os sindicatos por ofício constituem a base da organização operária na Primeira República, sendo o tipo de organização predominante e tendendo a ser a forma priorizada pelo movimento operário, pelo menos até a segunda metade dos anos 1910. 
(B) Os trabalhadores conseguiram disseminar uma experiência de reivindicações, consolidando ideais e práticas de luta. Essas transformações foram fruto de uma ação cotidiana, que se realizava nas fábricas, nas associações de classe e nas ruas, sofrendo sistemática recusa dos patrões, mas contando com amplo apoio do Estado e da polícia. 
(C) Além das sociedades mutualistas e das sociedades de resistência em suas diversas variedades e instâncias, conviveram, na Primeira República, uma ampla variedade de formas de organização dos trabalhadores, como cooperativas de consumo e de produção e associações culturais, recreativas, educacionais e políticas. 
(D) Em 1922, com a fundação do Partido Comunista do Brasil, consolida-se uma nova corrente ideológica no movimento operário, que já vinha sendo gestada desde o final da década precedente, no rastro da influência da Revolução Russa. 
(E) As principais demandas levantadas pelo movimento operário logo nos anos iniciais da Primeira República, excluindo as questões salariais, eram: carga horária de oito horas de trabalho; a regulamentação do trabalho feminino (com normas que protegessem a gravidez) e dos menores; uma lei de acidentes de trabalho.

Questão 04PUC-RIO 2012/2 -A “crise dos anos 20” ou “crise da Primeira República” foi um período de críticas à ordem política e social vigente e de reflexões sobre a identidade nacional brasileira. Sobre as manifestações que expressaram a crise dos anos 20, NÃO É CORRETO afirmar que: a) o modernismo, ao tematizar a identidade nacional brasileira, valorizou a especificidade e singularidade da cultura brasileira. b) os militares, através da jovem oficialidade, manifestaram o seu descontentamento com os interesses particularistas das oligarquias estaduais. c) os operários se organizaram, através de sindicatos e partidos, para reivindicar a promulgação de leis trabalhistas. d) educadores propuseram novas práticas escolares, e higienistas investiram na criação de órgãos públicos para a promoção do saneamento e da saúde pública. e) os partidos políticos estaduais reivindicaram a extensão do voto às mulheres, aos jovens acima de 16 anos e aos analfabetos.

GABARITO
01 - A
A Revolta Federalista e a Revolta da Armada expressaram as insatisfações de grupos militares.

02 - B

03 - D

04 - B

05 - E
Os partidos políticos, nos anos 20, não reivindicaram a extensão do voto às mulheres, aos jovens acima de 16 anos e aos analfabetos. O voto feminino consta do Código Eleitoral de 1932. Somente após 1985 houve a extensão do voto aos jovens acima de 16 anos e aos analfabetos.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...