PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - FGV-RJ 2019/2 - Em junho de 1979, guerrilheiros sandinistas tomavam a cidade de Manágua, capital da Nicarágua

FGV-RJ 2019/2 - Em junho de 1979, guerrilheiros sandinistas tomavam a cidade de Manágua, capital da Nicarágua, estabelecendo o fim do governo ditatorial de Anastacio Somoza Debayle. Acerca desse movimento, é correto afirmar: 
a) Representou o fim dos conflitos internos na Nicarágua e deu início a um período de normalidade democrática, em sintonia ao que se estabelecia em toda a América Latina. 
b) O apoio dos Estados Unidos foi decisivo para a vitória dos sandinistas e, posteriormente, para a integração da economia nicaraguense aos interesses norte-americanos. 
c) O assassinato do jornalista Pedro Joaquin Chamorro, em 1978, contribuiu para a aliança entre liberais e sandinistas contra o regime de Anastacio Somoza. 
d) Marcou a introdução da tática do foquismo e da luta armada nos conflitos sociais e políticos da América Latina. 
e) A Revolução Sandinista permitiu uma reaproximação entre os governos dos Estados Unidos e da União Soviética, o que resultaria no fim das tensões políticas da Guerra Fria.

RESPOSTA:
Letra C.

Anastasio Somoza Debayle foi o terceiro de uma família de ditadores que governou a Nicarágua desde 1936. Combatido pela guerrilha marxista intitulada “Movimento Sandinista de Libertação Nacional”, apoiada por Cuba, foi responsabilizado pelo assassinato de Pedro Joaquín Chamorro, diretor do jornal liberal La Prensa. A morte de Chamorro (sucedido na direção do jornal por sua viúva Violeta Chamorro) fez com que setores das classes média e alta nicaraguenses, até então refratários ao MSLN, se unissem à guerrilha para derrubar Somoza, deposto em 1979.

Nenhum comentário: