PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - UNIFOR 2015/1 - Sabe-se que o conflito entre Israel e Palestina vem de muito tempo.

UNIFOR 2015/1 - Sabe-se que o conflito entre Israel e Palestina vem de muito tempo. A fundação de Israel em 1948 provocou uma tensão generalizada no mundo árabe, que deflagrou na tão conhecida “Guerra de Independência” tendo de um lado Israel e do outro Egito, Jordânia, Síria e Iraque. Após diversos outros conflitos, em 1967, com o fim da Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e outros territórios árabes, fato este que contribuiu para a fuga em massa de diversos palestinos. Motivada em razão de tantos conflitos, esta região vive em constante tensão. Diante disso, é correto afirmar que: 
a) poucos membros da Assembleia Geral da ONU reconhecem a Palestina como um Estado. 
b) o Egito, hoje, é o maior apoiador do Hamas, principalmente após a deposição do presidente Mohamed Morsi pelo Exército. 
c) Israel deseja o fim de lançamentos de foguetes contra seu território pelo Hamas, pois tem causado graves consequências em razão do país ainda não contar com um sistema avançado antimísseis. 
d) a Autoridade Nacional Palestina foi criada após acordos assinados em Oslo com a finalidade de representar os palestinos na seara internacional, sendo composta apenas por um ramo executivo. e) a Autoridade Nacional Palestina (ANP) foi concebida para administrar partes da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Inicialmente possuía uma natureza transitória, pois deveria existir até 1999, o que não ocorreu, posto que Israel ainda controla alguns acessos à Faixa de Gaza.

RESPOSTA: 
Letra E.

Nenhum comentário: