PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre o macartismo - com gabarito

Questão 01 - FGV-SP 2005 - Podemos definir o macartismo como: 
a) Uma dura campanha de investigações dirigida por parlamentares norte-americanos, voltada a quem fosse considerado suspeito de subversão ou colaboração com os países comunistas. 
b) Uma campanha anti-semita que se estabeleceu nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial e que investigava as vinculações entre os judeus e os dirigentes soviéticos. 
c) Uma campanha de investigações que se voltou contra sindicalistas, intelectuais e cientistas e poupou os artistas de Hollywood, os diretores de cinema e os escritores norte-americanos. 
d) Uma campanha publicitária que procurava enaltecer o Senador Joseph McCarthy, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos da América e que era profundamente anticomunista. 
e) Uma política de aproximação entre os EUA e a União Soviética liderada, na década de 1940, pelo socialista Joseph McCarthy, em virtude da necessidade de derrotar o nazi-fascismo.

Questão 02 - UEMA 2021
“Então você lê livros, hein?” Cartum de Herblock no Washington Post, 24/04/1949..

O período dos anos 1950, nos Estados Unidos, é marcado pela Guerra Fria, momento que surgiu também o Macarthismo, influenciado pelas ideias do senador Joseph McCarthy. Esse período está retratado na charge. Os elementos fundamentais dessa política dos Estados Unidos dos anos 50 são indicados na seguinte opção: 
a) a consolidação das liberdades democráticas, a revolução cultural (Contracultura), o aumento do número de sindicatos, fortalecedores dos trabalhadores. 
b) a corrida armamentista e espacial à Lua, o movimento hippie pelas liberdades, o ataque da Baía dos Porcos, em Cuba, adversário histórico do governo. 
c) a política do New Deal, a luta pelos direitos das mulheres, a Guerra do Vietnam, na Ásia, inimigo político do Estado norte-americano. 
d) o desrespeito aos direitos civis, o combate ao comunismo, a perseguição a funcionários públicos e a artistas, considerados perigosos. 
e) o envolvimento na Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento das técnicas de espionagem contra a União Soviética, o fortalecimento dos regimes fascista e nazista.

Questão 03 - UNICAMP 2020 - 


A peça publicitária 
a) questiona se aquele seria o melhor momento para os pais estarem cientes das ameaças fascistas combatidas pelo Macarthismo. Essa política alterou a vida em instituições de ensino norte-americanas, proibindo a divulgação de temas ligados à Guerra Fria e às ameaças nucleares, de acordo com as diretrizes do Comitê de Atividades Antiamericanas. 
b) defende a “injeção” vermelha e comunista nas escolas durante o Macarthismo. Essa política, implementada nos Estados Unidos de 1950 a 1957, e inserida no contexto da Guerra Fria, é caracterizada por uma acentuada repressão ao comunismo, com a participação direta do FBI.
c) denuncia a ameaça da “injeção” vermelha e comunista nas escolas na Era McCarthy. Essa política foi marcada pela instauração de investigações pelo governo e por indústrias privadas norte-americanas contra funcionários públicos e da indústria do entretenimento acusados de serem liberais. 
d) defende que já passou da hora de os pais estarem cientes da ameaça comunista combatida pelo Macarthismo. Essa política, instaurada no contexto da Guerra Fria, foi marcada por violações dos direitos individuais e instauração de inquéritos por parte do Comitê de Atividades Antiamericanas.

Questão 04 - UNESP 2006 - “Boa noite, boa sorte” é ambientado nos Estados Unidos dos anos 50, durante os primeiros dias de transmissões jornalísticas. O filme conta os conflitos reais entre o repórter televisivo Edward R. Murrow (...) e o Senador Joseph McCarthy, que resultou numa das mais importantes viradas políticas da história americana. 
Desejando esclarecer os fatos ao público, Murrow e sua dedicada equipe – liderada por seu produtor Fred Friendly (...) e por Joe Wershba (...) na sala de imprensa da rede CBS – desafiam seus patrocinadores e a própria emissora para examinar as mentiras e as amedrontadoras táticas perpetradas pelo Senador (...) (www.netcinema.com.br, acessado em 10.04.2006.) 
a) O filme Boa noite, boa sorte trata de um aspecto do chamado macarthismo. O que foi o macarthismo? 
b) Os anos 1950 foram marcados pela experiência da Guerra Fria. Apresente as origens desse evento. 

GABARITO
01 - A

02 - D

03 - D

04 - 
a) Perseguição a comunistas ou suspeitos de sê-lo, ocorrida nos Estados Unidos no início da década de 1950, sob a direção do senador Joseph McCarthy. 
b) Bipolarização entre os Estados Unidos (capitalistas) e a URSS (socialista) ao final da Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário: