PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de História - UFRGS 2011 - Com o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a geopolítica global nunca mais foi a mesma.

UFRGS 2011 - Com o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a geopolítica global nunca mais foi a mesma. No caso do Oriente Médio, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu pela partilha da Palestina e pela criação de dois estados, um judeu e outro árabe. Considere as afirmações abaixo, sobre os conflitos no Oriente Médio. 
I - Os conflitos, apesar de sua repercussão internacional, tiveram como característica o fato de apresentar implicações locais. 
II - Devido à polarização decorrente da Guerra Fria, somente a União Soviética se manifestou favoravelmente à criação do Estado de Israel. 
III - No dia seguinte à criação do Estado de Israel, após o término do mandato Britânico na Palestina, tropas dos países árabes vizinhos invadiram a região, ocasionando a imediata reação israelense. 
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III.

RESPOSTA: 
Letra C.

A afirmativa II está incorreta, visto que Israel teve o apoio dos EUA para a criação do Estado de Israel, ampliando a ira da Liga Árabe, que resultou na primeira guerra árabe-israelense.

Nenhum comentário: