Questão 01 - FAAP 2020 - Segundo alguns historiadores, a Doutrina Truman inaugurou o período da Guerra Fria. Esta doutrina seria
a) o esforço norte-americano de conter a expansão nazista na Europa.
b) o esforço soviético de conter o avanço alemão em seu país pela aliança entre os países aliados, especialmente os EUA.
c) a ideia de fundar a ONU como fórum de solução para os problemas internacionais.
d) o esforço dos EUA em investir pesadamente na reconstrução da Europa do pós-guerra.
e) o esforço dos EUA em evitar uma possível ampliação de áreas sob influência soviética no pós-guerra.
Questão 02 - PASUSP 2009 - Em março de 1947, Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, apresentou as diretrizes da sua política
externa, solicitando aprovação de recursos para auxílio
econômico e militar para a Grécia e a Turquia, então
ameaçadas, segundo ele, por atividades conduzidas pelos
comunistas. Em junho de 1947, o Secretário de Estado,
George Marshall, apresentou o programa norte-americano
de apoio aos países europeus que enfrentavam sérios
problemas econômicos, em decorrência da Segunda
Guerra Mundial, ofertando cerca de US$ 13 bilhões para
reativação de suas atividades econômicas.
A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que os
Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial,
a) buscavam fortalecer a economia de alguns países
europeus para evitar a expansão do comunismo.
b) propunham o desarmamento em escala mundial, como
única forma de recuperar a economia europeia.
c) planejavam cobrar pesados impostos dos cidadãos
europeus, como compensação à ajuda prestada.
d) faziam gestões diplomáticas para garantir o entendimento entre todos os países europeus.
e) mantinham-se isolados dos problemas internos dos
países europeus.
Questão 03 - USF 2016/1 - A Guerra Fria foi deflagrada em 1947, com a Doutrina Truman, que fixava como prioridade política externa americana a “contenção” do expansionismo soviético, atribuindo a Washington a responsabilidade e a liderança na Europa ocidental. O Plano Marshall, voltado para a reconstrução das economias europeias, funcionava como instrumento privilegiado da “contenção” e base para a constituição de uma “Europa Americana”. Magnoli, Demétrio. Coleção Polêmica (União Europeia – História e geopolítica). Moderna, São Paulo1996, p. 29. A respeito dos desdobramentos da política exposta no texto, é correto afirmar que
a) a União Soviética e países do Leste Europeu criaram o COMECON, uma resposta ao Plano Marshall, criado pelos Estados Unidos.
b) a Doutrina Truman mostrou-se ineficaz na manutenção dos interesses norte-americanos na Europa ocidental, nas primeiras décadas do pós-guerra.
c) a OTAN, força militar composta pelos Estados Unidos e Inglaterra, atuou com segurança na consolidação do capitalismo na América Latina, fazendo frente ao expansionismo soviético.
d) com a construção do Muro de Berlim, por parte dos soviéticos, conteve-se invasão de mão de obra capitalista no lado oriental.
e) o Plano Marshall investiu maciçamente para a reconstrução da Europa oriental, bem como canalizou recursos para impedir que os soviéticos apoiassem Cuba, um inimigo em potencial na América Central.
Questão 04 - UFT 2013/1 - “[...] nenhum estudo sobre o imaginário político norte-americano pode ignorar a verdadeira obsessão em torno dos propósitos nacionais, a convicção tão fortemente arraigada de que os EUA, por sua elevada moralidade cívica e política (...) inigualáveis, receberam da Providência a missão excelsa de redimir os povos não democráticos e desenvolvidos do planeta”.
(Adaptado. AZEVEDO, Cecília. Em nome da “América: Os corpos da paz no Brasil (1961-1981). São Paulo, Tese (Doutorado em História) – USP. 1992. p. 31)
Essa afirmativa, claramente percebida em diversos programas e doutrinas intervencionistas norte-americanas, sendo uma das que, diretamente, influenciou a América Latina durante o período da Guerra Fria, denomina-se:
a) New Stick.
b) Big Stick.
c) Doutrina Truman.
d) New Deal.
e) Doutrina Monroe.
GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - C
Nenhum comentário:
Postar um comentário