PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre a Crise dos Mísseis de Cuba - com gabarito

Questão 01 - FGV-SP 2019/1 - Em 1962 tem lugar a crise dos ‘mísseis’, quando Kennedy ameaça novamente invadir Cuba pretextando a instalação de mísseis soviéticos na ilha. Sem consultar os cubanos, os soviéticos terminam por desmantelar os foguetes, que haviam sido oferecidos para a proteção do regime de Fidel. 
SADER, Eder (org.) Che Guevara – Política. São Paulo: Expressão Popular, p. 24. 
Tendo em vista essa informação, é correto afirmar : 
a) O governo dos Estados Unidos fomentou o movimento dirigido por Fidel Castro para derrubar o presidente nacionalista Fulgêncio Batista. 
b) A “crise dos mísseis” provocou o completo isolamento do governo cubano, que se desentendeu tanto com os Estados Unidos quanto com a União Soviética. 
c) A “crise dos mísseis” provocou a saída de Che Guevara do governo cubano, demitido por Fidel Castro por suas posições radicais contra os Estados Unidos. 
d) A “crise dos mísseis” desencadeou o embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba, que foi suspenso com o fim da União Soviética em 1991. 
e) Em 1961, o governo estadunidense patrocinou a invasão da Baía dos Porcos, no sul de Cuba, por tropas integradas por exilados cubanos.

Questão 02 - FACASPER 2018 -  A charge ao lado foi publicada em 1962 e representa a chamada “Crise dos Mísseis” ocorrida entre União Soviética e Estados Unidos naquele mesmo ano. Na ilustração, ambos os países estão representados por seus líderes, respectivamente, Nikita Kruschev e John F. Kennedy.
Fonte: http://www.johndclare.net/cold_war16.htm | Acesso: 14/10/2017.
Sobre a “Crise dos Mísseis”, é correto afirmar: 
a) Foi deflagrada quando se soube que a União Soviética havia realizado seu primeiro teste com a bomba de hidrogênio, ou “bomba H”, e Kennedy acusou os soviéticos de terem espionado os norte-americanos para descobrir segredos sobre o funcionamento da arma. 
b) Começou quando o serviço de inteligência soviético descobriu que os Estados Unidos estavam construindo novas bases de lançamentos de mísseis nucleares, o que contrariava acordo assinado por Kennedy e Kruschev no ano anterior, em Paris. 
c) Decorreu da decisão de Kruschev de fornecer à China de Mao-Tsé-Tung a tecnologia de construção de mísseis de longo alcance, com os quais os chineses também poderiam atingir os Estados Unidos com armas nucleares em caso de guerra. 
d) Iniciou-se quando o governo norte-americano descobriu que a União Soviética estava construindo uma base de lançamento de mísseis em Cuba, o que levou ao confronto entre Kennedy e Kruschev e à perspectiva de uma guerra a ser travada com armas nucleares. 
e) Representou o ápice da Guerra Fria porque, enquanto Estados Unidos e União Soviética negavam possuir mísseis nucleares, competiam sigilosamente pela construção de maior número de bases de lançamentos de tais mísseis.

Questão 03 - UFTM 2013/2 - Oficialmente, o mundo não acordou para a crise dos mísseis em Cuba até o anoitecer da segunda-feira, 22 de outubro de 1962, quando o presidente [John] Kennedy falou pela primeira vez na televisão para anunciar a presença de mísseis soviéticos em Cuba e declarar sua intenção de impor um bloqueio naval. [...] Pela primeira vez desde que os Estados Unidos jogaram bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki em 1945, centenas de milhões de pessoas em todo o globo temeram que armas nucleares pudessem ser usadas outra vez. 
(Richard Gott. Cuba: uma nova história, 2006.) 

O texto se refere à chamada “crise dos mísseis de Cuba”, 
a) início do embargo comercial e do bloqueio militar norte-americano em relação à Cuba, estratégias de isolamento político e comercial da ilha que persistem até hoje. 
b) consumação do sucesso da Revolução Cubana, com a derrubada do regime pró-soviético e o restabelecimento do controle norte-americano sobre a produção cubana de açúcar. c) momento de tensão política que definiu o fim da hegemonia norte-americana sobre o Caribe e a América Central e ampliou a influência soviética na região. 
d) ponto de partida para uma nova forma de relações diplomáticas e políticas entre Estados Unidos e América Latina, pois iniciou um ciclo de revoluções sociais no continente. 
e) episódio central da Guerra Fria e demonstração do esforço norte-americano de manter sua hegemonia sobre a América Latina depois da Revolução Cubana.

Questão 04 - UNICID 2013 -  Falando hoje à noite a todo o país, pela cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente John F. Kennedy anunciou que os Estados Unidos não mais permitirão que a União Soviética continue aumentando o seu arsenal ofensivo em Cuba, já que isso representa séria ameaça para as nações deste Hemisfério. (O Estado de S.Paulo, 23.10.1962. Adaptado.) Após o fim da Segunda Guerra Mundial houve a bipolarização do espaço geográfico mundial com a formação de dois blocos: um liderado pelos Estados Unidos (capitalista) e o outro pela União Soviética (socialista). Conhecido como Guerra Fria, este período foi caracterizado por hostilidades políticas, ideológicas e militares entre essas superpotências, como a relatada pela reportagem publicada em 1962. A reportagem refere-se à 
a) Crise dos Mísseis. 
b) Guerra da Coreia. 
c) Revolução Cubana. 
d) Guerra do Vietnã. 
e) Descolonização da África.

Questão 05 - Observe atentamente o cartaz abaixo:
Texto 1
"Os povos do mundo estão esperando pelo desarmamento e pela paz”. V. Govorkov, 1962.

Texto 2 

A Crise dos Mísseis, em outubro de 1962, foi o momento onde Estados Unidos e União Soviética estiveram mais perto de um conflito nuclear. O presidente Kennedy fez um pronunciamento nacional pela televisão para informar ao publico sobre o desenrolar da situação em Cuba, sua decisão de colocar este país em “quarentena” e as consequências globais se a crise continuasse. “Será a política desta nação considerar qualquer míssil nuclear lançado de Cuba contra qualquer nação do Hemisfério Ocidental, como um ataque da União Soviética aos Estados Unidos, exigindo uma resposta retaliatória completa contra a União Soviética.” (Adaptado: https://history.state.gov/milestones/1961-1968/. Consultado em 08.12.2020). Sobre a Crise dos Mísseis é correto afirmar: 
a) Foi um conflito diplomático onde a União Soviética esteve disposta a ceder em suas posições muito mais que os Estados Unidos como retrata o cartaz acima. 
b) Tratou-se de uma manobra político-militar onde os Estados Unidos contornaram, através da diplomacia e do Conselho da ONU, sem precisar recorrer à ameaças militares. 
c) A fala de Kennedy na televisão desmente o cartaz acima, pois mostra que o mandatário americano também pensava em encontrar uma solução pacífica para o confronto. 
d) O impasse foi resolvido com cessões de ambas as partes: os soviéticos não colocaram mísseis em Cuba e os americanos retiraram armas de médio alcance da base que possuíam na Turquia.


GABARITO
01 - E
02 - D
03 - E
04 - A
05 - D

Nenhum comentário: