PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 29 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - UERJ 2014/1 - Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira

UERJ 2014/1 - Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias. (Adaptado de cpdoc_fgv.br) 
O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em: 
a) mundialização do acesso a fontes de energia 
b) bipolaridade das relações políticas internacionais 
c) hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo 
d) criação de multinacionais japonesas no extremo Oriente

RESPOSTA:
Letra B.
A Guerra da Coreia, ocorrida em 1950, representou um conflito militar entre as forças hegemônicas no contexto mundial: o socialismo e o capitalismo.

Nenhum comentário: