PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre a Doutrina Monroe - com gabarito

Questão 01 - FAMEMA 2022 -  Em 2 de dezembro de 1823, James Monroe, presidente dos Estados Unidos, em sua mensagem anual ao Congresso anunciou o que veria a ser conhecida como “Doutrina Monroe”: Julgamos propícia esta ocasião para afirmar como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia. 
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre a Doutrina Monroe e as relações entre Estados Unidos (EUA) e a América Latina na primeira metade do século XIX. 
( ) É uma doutrina elaborada no contexto de afirmação das independências da maior parte das excolônias ibéricas na América,de caráter defensivo, que ficou associada ao slogan “América para os americanos”. 
( ) É um discurso contra o predomínio britânico na região e legitimador dos interesses intervencionistas do imperialismo dos EUA, que queria tornar-se uma potência hegemônica na região usando a “Política do Grande Porrete”. 
( ) É uma estratégia de relacionamento com a América Latina pautada na colaboração econômica, com o fim de formar mercados externos para os produtos e investimentos da nascente indústria norte-americana e ficou conhecida como “Política da Boa Vizinhança”. 
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
(A) V – V – F 
(B) V – F – V 
(C) F – V – F 
(D) V – F – F 
(E) F – F – V

Questão 02 - UECE 2013/2 -  Em 1823, o governo dos Estados Unidos aprovou a Doutrina Monroe. Considere os seguintes itens no que concernem aos objetivos centrais dessa doutrina: 
I. Impedir a intervenção europeia nas Américas (do Norte, do Sul e Central). 
II. Garantir a supremacia dos Estados Unidos na América do Sul e na América Central. 
III. Reforçar o isolacionismo norte-americano do restante do continente, na certeza de sua supremacia. Correspondem aos objetivos centrais da doutrina Monroe os itens 
a) I, II e III. 
b) I e II apenas. 
c) II e III apenas. 
d) I e III apenas.

Questão 03 -  UVA 2008/2 - Com base na chamada Doutrina Monroe, em 1898, os Estados Unidos declararam guerra à Espanha, apoiando a independência de Cuba. Considerando a posição internacional estadunidense no contexto, um dos objetivos essenciais de Washington, nessa operação militar, era:
A) combater o controle monopolista exercido pela Espanha sobre o comércio na região do Caribe e da América Central.
B) garantir os interesses dos grandes latifundiários escravistas do Sul, que pretendiam monopolizar a comercialização do açúcar cubano e de seus derivados.
C) assegurar o controle estratégico da região do Caribe, relevante  região a ser assegurada para construção da geopolítica norte-americana.
D) implantar uma base militar em Cuba, como forma de apoiar as forças da guerra contra o México, pela posse do Novo México.

Questão 04 - UniCesumar 2017 - A busca por novos mercados provocada pelo crescimento econômico levou os Estados Unidos a instaurar uma polí- tica expansionista, por meio da qual o país buscava estender sua influência a outras regiões do mundo. Neste contexto, a Doutrina Monroe, de 1823, 
a) propunha uma política que atribuía aos Estados Unidos o direitos de intervir na Europa sempre que um país europeu fosse ameaçado. 
b) permitia aos Estados Unidos a construção, com o esforço de africanos e indígenas, de uma infraestrutura no continente, favorecendo o crescimento econômico. 
c) contrapôs dois projetos existentes nos Estados Unidos, desde o movimento de sua independência, expressos no pan-americanismo e na política de expansão colonial. 
d) significou uma medida pragmática dos norte-americanos, logo após a independência, buscando superar o isolamento diplomático com os países do continente. 
e) era usada como justificativa para a intervenção dos Estados Unidos em problemas internos dos países do continente e para a anexação de novos territórios.

Questão 05 - EsPCEx 2003 - Durante o processo de independência dos países da América Latina, a Inglaterra colocou-se ao lado dos países latino-americanos contra suas metrópoles, buscando transformá-los em mercados fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados. Os Estados Unidos, por sua vez, objetivando estender sua influência política e econômica e reduzir a das potências europeias sobre toda a América, lançaram, em 1823, uma doutrina cujo lema era “a América para os americanos”. Essa reação dos Estados Unidos ficou conhecida como 
a) Doutrina Washington. 
b) Plano Marshall. 
c) Doutrina Monroe. 
d) Plano Jefferson. 
e) Doutrina Grant.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - C
04 - E
05 - C

Nenhum comentário: