Questão 01 - UFF 2000 - A Revolução Russa, que iniciou o processo de
construção do socialismo na antiga URSS, teve
o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos.
O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques
organizaram o governo provisório e o segundo, em
outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução
da revolução e a tornaram vitoriosa.
A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se:
I) Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses
ligados ao grande capital.
II) Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das
massas em direção ao socialismo, sem quaisquer
alianças com os setores burgueses.
III) Mencheviques e bolcheviques eram denominações
decorrentes da origem geográfica dos revolucionários:
os mencheviques tinham sua origem social nos
núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a
bases rurais.
Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:
(A) Apenas a I e a II são corretas.
(B) Apenas a I e a III são corretas.
(C) Apenas a II e a III são corretas.
(D) Apenas a II é correta.
(E) Apenas a III é correta.
Questão 02 - PUC-PR 2017 - A Revolução Russa de 1917 foi uma série de conflitos que derrubou o regime czarista russo e levou ao poder o Partido Bolchevique, grupo liderado por Lênin, que logo após chegar ao poder em outubro de 1917 implementou uma série de mudanças como:
a) A tomada das propriedades privadas da Igreja Ortodoxa e da nobreza com o pagamento de indenizações.
b) A estatização das grandes indústrias e latifúndios, mantendo bancos e transportes sob iniciativa privada.
c) O pedido de paz e saída da Primeira Guerra Mundial, concretizado através do Tratado de Brest-Litovski.
d) O fim do regime de servidão que perdurara mesmo após as promessas do czar Nicolau II de sua extinção.
e) A ocupação das terras a oeste da Rússia, antes consideradas colônias, como a Lituânia e a Letônia.
Questão 03 - UFRGS 2017 - Considere as afirmações sobre a Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos.
I - Após a chamada “Revolução de Fevereiro”, de 1917, e a abdicação do czar Nicolau II, foi instaurado um regime parlamentar liberal, mais tarde removido pela Revolução Bolchevique de outubro do mesmo ano.
II - Durante a guerra civil que se seguiu à Revolução, os Estados Unidos e as principais potências europeias apoiaram a luta dos bolcheviques contra os chamados “brancos” contrarrevolucionários.
III- Nos grandes expurgos da década de 1930, muitos dos “velhos bolcheviques”, antigos revolucionários aliados de Lênin, foram removidos do poder e executados a mando de Josef Stalin.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
Questão 04 - Unaerp 2017/2 - O que desejavam aqueles que vinham de derrubar a aristocracia russa? De modo geral, houve a retomada dos temas e dos programas avançados na revolução de 1905. Entre os trabalhadores urbanos, muito poucos falavam em revolução e socialismo. Queriam sobretudo liberdade de organização e de manifestação, jornada de trabalho de 8 horas, salários minimamente decentes, descanso semanal remunerado e garantias previdenciárias, como aposentadorias e proteção contra o desemprego, a invalidez e a doença [...] Em suma, tratava-se de fazer a Rússia aplicar a legislação social já conhecida nos centros capitalistas avançados da Europa Ocidental.
REIS FILHO, Daniel Aarão. As revoluções russas. IN: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX: o tempo das crises. Revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p.48-49. Adaptado.
A Revolução Russa foi um movimento que ocorreu entre 1917 e 1928, derrubou a monarquia no país e acabou culminando na criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Suas raízes, contudo, podem remontar a 1905, depois que os ânimos populares se exaltaram com a derrota na Guerra Russo-Japonesa. Sobre esse processo, é correto afirmar que
a) o czar Nicolau II foi obrigado a abdicar ao trono depois da Revolução Bolchevique de outubro de 1917, quando os bolcheviques, apoiados pelos mencheviques, instalaram a República da Duma, de caráter socialista e liderada pelo líder operário e radical Alexander Kerensky.
b) com a morte de Lênin em 1926, houve uma luta pelo poder entre Trótski, que defendia a implantação do socialismo apenas na URSS, e Stálin, secretário-geral do Partido Socialista, que defendia a ampliação da revolução para outros países, o que ficou conhecido como revolução permanente.
c) o Exército Vermelho, formado por mencheviques e bolcheviques e organizado por Josef Stálin, em 1921, para conter o movimento contrarrevolucionário levado a cabo pelos aristocratas russos, saiu-se vitorioso em 1925, o que levou à instituição, por Stálin e Lênin, da URSS, que reuniu diversas regiões do antigo Império Russo.
d) o fracasso da República da Duma começou a ser vislumbrado em 1917, quando o presidente do soviete de Petrogrado, Leon Trótski, formou a Guarda Vermelha, composta por milicianos operários e quando o líder bolchevique, Lênin, retornou clandestinamente de seu exílio e incitou os sovietes a tomarem o poder por meio de uma revolução.
e) a Revolução de 1905, também conhecida como Revolução Menchevique, foi um movimento burguês precursor da Revolução de 1917. Ela foi deflagrada depois que o exército czarista massacrou uma manifestação pacífica de empresários e comerciantes contra os gastos na Guerra Russo-Japonesa durante uma reunião da Duma, o Parlamento russo.
Questão 05 - UEA 2018 - Leia o excerto para responder à questão.
A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial. (Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa, 1975.)
A associação da Primeira Guerra Mundial com a Revolução Russa, proposta pela revolucionária alemã Rosa Luxemburgo, é correta, entre outros motivos, porque
a) o conflito exauriu militar e financeiramente a Rússia e acentuou as tensões e conflitos sociais internos.
b) a invasão da Alemanha pelas tropas russas estimulou o nacionalismo eslavo e as revoltas dos camponeses sem terra.
c) a aliança da Rússia com os países da Tríplice Aliança desagradou os setores trabalhadores internos e ampliou sua disposição revolucionária.
d) os ganhos financeiros obtidos pela Rússia na guerra agravaram a desigualdade social e aguçaram os conflitos de classe.
e) as tropas da Rússia em ação na Alemanha entraram em contato com os revolucionários locais e passaram a defender ideias socialistas.
GABARITO
01 - A
02 - C
03 - D
A afirmação II está incorreta, já que na Guerra Civil em seguida à Revolução, os Estados Unidos apoiaram os Exércitos Brancos, contrarrevolucionários, contra o Exército Vermelho dos Bolcheviques.
04 - D
05 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário