PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Exercícios de História sobre o Nazismo - com gabarito

Questão 01 - UNITAU 2016 - “No nazismo, temos um fenômeno difícil de submeter à análise racional. Sob um líder que falava em tom apocalíptico de poder ou destruição mundiais, e um regime fundado numa ideologia absolutamente repulsiva de ódio racial, um dos países mais cultural e economicamente avançados da Europa planejou a guerra e lançou uma conflagração mundial que matou mais de 50 milhões de pessoas”. 
KERSHAW, Ian, 1993, p.3-4, apud HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.113. 
Em linhas gerais, podemos caracterizar a ideologia nazista como 
a) nacionalista e pluripartidarista. 
b) racista e internacionalista. 
c) marxista e pacifista. 
d) estadista e anticapitalista. 
e) nacionalista e anticomunista.

Questão 02 - UNESP 2019
– Então, todos os alemães dessa época são culpados? 
– Esta pergunta surgiu depois da guerra e permanece até hoje. Nenhum povo é coletivamente culpado. Os alemães contrários ao nazismo foram perseguidos, presos em campos de concentração, forçados ao exílio. A Alemanha estava, como muitos outros países da Europa, impregnada de antissemitismo, ainda que os antissemitas ativos, assassinos, fossem apenas uma minoria. Estima-se hoje que cerca de 100000 alemães participaram de forma ativa do genocídio. Mas o que dizer dos outros, os que viram seus vizinhos judeus serem presos ou os que os levaram para os trens de deportação? (Annette Wieviorka. Auschwitz explicado à minha filha, 2000. Adaptado.) 
Ao tratar da atitude dos alemães frente à perseguição nazista aos judeus, o texto defende a ideia de que
(A) os alemães comportaram-se de forma diversa perante o genocídio, mas muitos mostraram-se tolerantes diante do que acontecia no país. 
(B) esse tema continua presente no debate político alemão, pois inexistem fontes documentais que comprovem a ocorrência do genocídio. 
(C) esse tema foi bastante discutido no período do pós-guerra, mas é inadequado abordá-lo hoje, pois acentua as divergências políticas no país. 
(D) os alemães foram coletivamente responsáveis pelo genocídio judaico, pois a maioria da população teve participação direta na ação. 
(E) os alemães defendem hoje a participação de seus ancestrais no genocídio, pois consideram que tal atitude foi uma estratégia de sobrevivência.

Questão 03 - UNICAMP 2017 - “Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. (...) O essencial da propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo maniqueísta, representar seus sentimentos.” (Alcir Lenharo, Nazismo: o triunfo da vontade. São Paulo: Ática,1986, p. 47- 48.) 
Sobre a propaganda no nazismo, é correto afirmar: 
a) o nível elementar da propaganda era contraposto às óperas e desfiles suntuosos que o regime nazista promovia. 
b) a propaganda deveria restringir-se a poucos pontos, como o enaltecimento da superioridade racial e a defesa da democracia. 
c) a propaganda deveria estimular o ódio das massas contra grupos específicos, como os judeus, negros, homossexuais e ciganos. 
d) o cinema e a produção artística foram as áreas que resistiram ao sistema de propaganda do nazismo na Alemanha do final da década de 1930.

Questão 04 - UCS 2012 -  O nazismo, na primeira metade do século XX, motivou inúmeras narrativas de crimes contra a humanidade e de lutas pela sobrevivência. Um exemplo é o do escritor Primo Levi, que, por sua condição de membro do grupo social cuja intensa perseguição pelos nazistas ficou marcada pela expressão Holocausto e por sua oposição ao regime político de seu país natal, liderado por Benito Mussolini, foi preso e enviado ao complexo de campos de concentração de Auschwitz. Porém, sua formação em química permitiu que, em Auschwitz, ele auxiliasse na pesquisa para a produção de borracha sintética. Isso fez com que Levi não fosse enviado à morte nas câmaras de gás, ao contrário do que ocorreu com vários patrícios seus. Pelo relato acima, pode-se concluir que Primo Levi 
a)era judeu, italiano e escapou de ser exposto a uma atmosfera de gás cianídrico. 
b)era judeu, alemão e escapou de ser exposto a uma atmosfera de gás nitrogênio.
c)era católico, italiano e escapou de ser exposto a uma atmosfera de gás hidrogênio. 
d)era católico, alemão e escapou de ser exposto a uma atmosfera de gás nitrogênio. 
e)era protestante, alemão e escapou de ser exposto a uma atmosfera de gás cianídrico.

Questão 05 - FAMERP 2020 - Dentro e fora dos campos [de concentração], as SS levaram até as últimas consequências a política racista e expansionista do nazismo. A princípio, os presos políticos eram os mais visados para serem enviados aos campos. Esse tratamento era também dispensado aos grevistas, sabotadores e adeptos da resistência, mesmo nos territórios estrangeiros. O leque de perseguidos abriu-se na direção de judeus, ciganos, presos comuns, doentes mentais, padres e clérigos, homossexuais. (Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.) 
O trecho analisa a atuação das SS, tropas nazistas, e estabelece um vínculo entre sua 
a) concepção de militarização da sociedade alemã e a disposição de aliar-se a grupos políticos de esquerda. 
b) ação de controle político e social e o conjunto de valores e princípios excludentes que movia o nazismo. 
c) proposta de disciplinarização da sociedade alemã e o respeito às práticas econômicas e políticas liberais. 
d) intenção de implantar uma ditadura na Alemanha e a ideologia marxista que servia de base ao pensamento nazista. 
e) articulação com sindicatos de trabalhadores e o posicionamento político direitista que caracterizava o nazismo.

GABARITO
01 - Letra E.

02 - Letra A.
O texto mostra que os alemães tiveram diferentes visões acerca do nazismo, alguns se opuseram e foram perseguidos, presos e forçados ao exílio. Outros participaram de forma ativa nos assassinatos e os demais foram tolerantes com tudo que aconteceu nesse período.

03 - Letra C.
04 - Letra A.
05 - Letra B.

Nenhum comentário: