PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Questão de História - FGV-SP 2005 - Podemos definir o macartismo como:

FGV-SP 2005 - Podemos definir o macartismo como: 
a) Uma dura campanha de investigações dirigida por parlamentares norte-americanos, voltada a quem fosse considerado suspeito de subversão ou colaboração com os países comunistas. 
b) Uma campanha anti-semita que se estabeleceu nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial e que investigava as vinculações entre os judeus e os dirigentes soviéticos. 
c) Uma campanha de investigações que se voltou contra sindicalistas, intelectuais e cientistas e poupou os artistas de Hollywood, os diretores de cinema e os escritores norte-americanos. 
d) Uma campanha publicitária que procurava enaltecer o Senador Joseph McCarthy, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos da América e que era profundamente anticomunista. 
e) Uma política de aproximação entre os EUA e a União Soviética liderada, na década de 1940, pelo socialista Joseph McCarthy, em virtude da necessidade de derrotar o nazi-fascismo.

RESPOSTA:
Letra A.

A alternativa retrata corretamente o macartismo, cujo principal instigador foi o senador Joseph McCarthy, no início dos anos 50.

Nenhum comentário: