PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Questão de História - UNICAMP 2022 - E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo diante da chacina 111 presos indefesos

UNICAMP 2022 -
“E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo diante da chacina 
111 presos indefesos 
Mas presos são quase todos pretos 
Ou quase pretos 
Ou quase brancos quase pretos de tão pobres 
E pobres são como podres 
E todos sabem como se tratam os pretos” 
(Em: Caetano Veloso e Gilberto Gil. “Haiti”. Tropicália 2, 1993). 

A música denuncia o massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, na cidade de São Paulo. A partir da letra e dos seus conhecimentos, 
a) explique por que, historicamente, a chacina do Carandiru é um crime contra os direitos humanos, identificando o perfil das vítimas. 
b) cite e explique duas mudanças políticas, entre as décadas de 1960 e 1990, em relação aos direitos humanos no Brasil.

RESPOSTA:
A) O massacre do Candiru perpetrado, em 1992, pela polícia militar, configurou-se como um crime contra os direitos humanos, pois a polícia, enquanto braço armado do estado, deveria salvaguardar o cumprimento das leis e o massacre mostra justamente o contrário, pessoas executadas sem julgamento, violando o direito à vida e a dignidade. O perfil das vítimas era, predominantemente, de pretos, pardos e pobres. 

B) Duas mudanças que podem ser identificadas foram a Lei da Anistia de 1979 e a promulgação da constituição de 1988. A Lei da Anistia permitiu que exilados políticos pudessem regressar ao país sem que fossem processados pelo estado, foi uma importante conquista para pessoas que lutaram pela democracia, durante a ditadura miliar. Já a Constituição de 1988, garantiu direitos humano basilares, como a criação de um sistema de saúde pública (SUS), direito à liberdade de expressão, direito a habitação, além de outras conquistas importantes. O candidato poderia mencionar a criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em 1990.

LEIA TAMBÉM:

Questões de História / UNICAMP 2022 - 1ª FASE : Questão 49 - Questão 50 - Questão 51 - Questão 52 - Questão 53 - Questão 54 - Questão 55 - Questão 56 ( E e G)

Nenhum comentário: