UNICAMP 2022 - O conflito geopolítico entre Ucrânia e Rússia se agravou em 2021. Os combates entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos, respaldados militar e politicamente pelo Kremlin, são os piores em vários meses, numa nova amostra de que as hostilidades, que já completaram sete anos e custaram 14.000 vidas, segundo a ONU, estão longe de ter um fim. Moscou elevou ainda mais a tensão quando mobilizou tropas a uma centena de quilômetros da fronteira com a Ucrânia, que, por sua vez, reforçou suas unidades no leste do país e junto à península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
(Adaptado de María R. Sahuquillo, Nova escalada na guerra do leste da Ucrânia deixa UE e EUA em alerta. El pais, 06/04/2021.)
a) Por que a localização da Crimeia é estratégica para a Rússia? Destaque um fator de ordem econômica, um de
ordem política e outro de ordem cultural que impeliram a anexação da Crimeia pelos russos em 2014.
b) Qual o posicionamento da União Europeia e dos EUA em relação ao conflito da Crimeia?
RESPOSTA:
a) A península da Crimeia detém uma localização estratégica para a Rússia por estar situada no Mar Negro, principal saída da Rússia para o Mar mediterrâneo e o Ocidente. A anexação da Crimeia, em 2014, se deu no contexto de mudanças políticas da Ucrânia, que afetaram a aliança com o país liderado por Vladimir Putin (presidente russo) e fizeram com que a Rússia temesse por perder parcerias econômicas com a Crimeia, detentora de robusta estrutura portuária. No entanto, uma das principais justificativas da Rússia para anexar a península foi a constatação de que grande parte da população da região é de origem russa e, portanto, a anexação se fundamenta, também, por questões culturais. Vale ressaltar que o mapa apresentado na questão contém um erro de indicação, já que o mar apresentado é o Negro e não o Morto, como exposto no enunciado. O candidato não deve ser prejudicado pelo erro de indicação.
b) A União Europeia e os EUA se posicionam, desde 2014, contra a anexação da península da Crimeia pela Rússia, determinando sanções políticas e econômicas e reconhecendo o território ainda como pertencente à Ucrânia.
LEIA TAMBÉM:
Questões de Geografia / UNICAMP 2022 - 1ª FASE: Questão 41 - Questão 42 - Questão 43 - Questão 44 - Questão 45 - Questão 46 - Questão 47 - Questão 48 - ( Q e X )
Nenhum comentário:
Postar um comentário