UNICAMP 2022 - As transições energéticas têm um mesmo objetivo, mas diferentes caminhos possíveis. As trajetórias eleitas, em cada país e região do mundo, dependerão da disponibilidade de recursos naturais e das condições internas – como tecnologia própria ou apropriada, políticas públicas e financiamento. Cada país transitará para sistemas energéticos mais limpos e flexíveis segundo suas virtualidades, o que não significa um completo abandono de fontes de energia do passado, que podem seguir presentes na matriz energética, ainda que perdendo sua importância relativa.
(Adaptado de “capevLAC”. VI Semana de la Energía: La VI Semana de la Energía impulsará los procesos de descarbonización en Latinoamérica y el Caribe. Quito, Ecuador - 06 de octubre de 2021. Disponível em: https://capevlac.olade.org/blog/recursos/vi-semana-de-la-energia/. Acessado em 21/10/2021.)
Sobre o tema destacado no texto acima, responda:
a) O que é transição energética e o que significa descarbonização da economia? Quais os dois países do mundo que mais produzem energia de fontes não renováveis?
b) No Brasil, que região concentra o maior potencial de produção de energia hidroelétrica e que região produz a maior quantidade de energia eólica? Explique a diferença entre fontes renováveis convencionais e fontes renováveis não convencionais.
RESPOSTA:
a) Transição energética é um conceito que expressa mudanças na produção, no consumo e no reaproveitamento de energia. O conceito de descarbonização da economia trata de reduzir a produção de energia a partir de combustíveis fósseis como carvão mineral, petróleo e gás natural, que atualmente são os mais utilizados no mundo, em prol de fontes limpas como as energias solar e eólica. Os dois países que mais produzem energia de fontes renováveis atualmente são China e Estados Unidos. Esses países são as maiores economias do mundo e apresentam elevados investimentos em energias limpas.
b) O maior potencial de produção de energia hidroelétrica no Brasil está na região Norte, e a região que produz a maior quantidade de energia eólica é a Nordeste. As fontes hidrelétricas são consideradas fontes renováveis convencionais, enquanto as energias solar, eólica e geotérmica, entre outras, são consideradas fontes renováveis não convencionais. A principal diferença entre elas é que as fontes renováveis não convencionais envolvem tecnologias incipientes e de custo ainda elevado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário