UNICAMP 2022 - Tem sido frequente a invasão da Terra Indígena Yanomami para extração mineral ilegal. Valendo-se de técnicas industriais, a mineração acarreta grande impacto ambiental e coloca em risco a vida de aproximadamente 20.000 yanomamis que aí vivem. Ao final de 2020, somavam-se 2.400 hectares de área degradada. Desse total, 500 hectares foram registrados entre janeiro e dezembro de 2020. Tudo isso ocorrendo em plena pandemia da Covid-19, fazendo da mineração, portanto, um vetor de disseminação do vírus entre a comunidade indígena.
(Adaptado de HUTUKARA Associação Yanomami, ASSOCIAÇÃO Wanasseduume Ye’kwana, Cicatrizes na Floresta. Evolução do garimpo ilegal na TI Yanomami em 2020. sd. sl.)
a) Indique em quais unidades da federação se localiza a Terra Indígena Yanomami. Aponte duas características do modo de vida da sociedade Yanomami as quais entram em conflito com a expansão da fronteira econômica no Brasil.
b) Indique o minério que vem sendo extraído de modo ilegal na Terra Yanomami e sua forma de exploração. Quais os impactos dessa exploração para os ecossistemas locais?
RESPOSTA:
a) A Terra Indígena Yanomami localiza-se entre os estados do Amazonas e Roraima, na região Norte do país. A sociedade Yanomami é caçadora-coletora, de forma que as necessidades do grupo são supridas pela exploração direta dos recursos naturais, além da agricultura itinerante. Seus rituais, crenças, costumes e todos os outros valores culturais dependem de grandes áreas com o meio ambiente conservado, características que entram diretamente em conflito com a atual expansão da fronteira econômica em direção à floresta Amazônica, marcada pela invasão de terras indígenas e intensa degradação ambiental.
b) Atualmente, destaca-se a extração ilegal de ouro por garimpeiros que utilizam dragas flutuante para retirar o minério do fundo dos rios da região Amazônica, além de fazerem uso de mangueiras e jatos de água para extrair o minério misturado a sedimentos de cavas ou barrancos em áreas de terra firme. O garimpo ilegal de ouro está associado a diferentes impactos socioambientais para os ecossistemas locais, como o desmatamento, a erosão das várzeas e do leito e o, consequente, assoreamento fluvial. Além disso, há a contaminação hídrica provocada pela excessiva utilização do mercúrio no processo de purificação do ouro retirado dos barrancos do fundo do leito fluvial.
LEIA TAMBÉM:
Questões de Geografia / UNICAMP 2022 - 1ª FASE: Questão 41 - Questão 42 - Questão 43 - Questão 44 - Questão 45 - Questão 46 - Questão 47 - Questão 48 - ( Q e X )
Nenhum comentário:
Postar um comentário