PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de março de 2018

Questões de História do COLUNI / UFV 2018 - com gabarito

Questão 35 - COLUNI / UFV 2018 - Em 25 de agosto de 1961, o Presidente Jânio Quadros renunciou à presidência da República. Esse fato causou uma crise política, pois alguns setores das Forças Armadas e políticos da União Democrática Nacional (UDN) queriam impedir a posse do vice-presidente João Goulart na presidência da República, conforme estava previsto na Constituição de 1946. 
A solução política encontrada pelo Congresso Nacional para resolver essa crise foi: 
a) Apoiar a intervenção das Forças Armadas através de um golpe militar impedindo a posse de João Goulart. 
b) Apoiar um Movimento Popular de Mobilização Nacional conhecido como Campanha da Legalidade. 
c) Aprovar uma Emenda Constitucional mudando o Sistema Presidencialista para o Sistema Parlamentarista. 
d) Convocar novas eleições presidenciais para legitimar a eleição direta de João Goulart.

Questão 36 - COLUNI / UFV 2018 - Segundo o historiador Eric Hobsbawm, o século XX começa com a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. O conflito durou cerca de quatro anos, finalizando com a rendição dos alemães em 1918. Um dos efeitos mais marcantes desse evento foi o revanchismo alemão que em grande parte causou outra guerra: a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Entre as duas grandes guerras, alguns eventos marcaram a história. 

Sobre o chamado período entre-guerras (1919-1939), é INCORRETO afirmar que: 

a) A Revolução Russa se consolida com a vitória do Exército Vermelho sobre o Exército Branco ao final da guerra civil em 1921. 
b) O modelo liberal entra em crise, levando à ascensão de lideranças políticas totalitárias e antidemocráticas em alguns países da Europa. 
c) A crise de 1929, iniciada com o crack da bolsa de Nova Iorque nos EUA, gera efeitos desastrosos nas demais economias capitalistas do mundo, aumentando a intervenção estatal. 
d) A expansão alemã nazista começa com a anexação pacífica da Polônia, em 1938, e a imediata ruptura do pacto de neutralidade firmado com a URSS.

Questão 37 - COLUNI / UFV 2018 - Leia o texto abaixo: 
“Na década de 1960, intelectuais, escritores, cantores, compositores, atores, cineastas e artistas plásticos participaram ativamente da política e muitos se engajaram em projetos revolucionários. A renovação artística tornou-se muito politizada após o golpe militar. Com o movimento sindical reprimido, as esquerdas investiram na produção cultural.” 
(VAINFAS, Ronaldo. et al. História. v.3. 2.ed, São Paulo: Saraiva, 2013, p. 222) 

Sobre o contexto cultural da década de 1960 no Brasil, é INCORRETO afirmar que: 

a) a União Nacional dos Estudantes (UNE) criou os Centros Populares de Cultura (CPCs) que produziram música e teatro para conscientizar a população a respeito da realidade econômica e social do país. 
b) Caetano Veloso, Gilberto Gil e Torquato Neto criaram o movimento musical conhecido como Tropicália que juntava à música brasileira elementos do movimento da contracultura que ocorria nos EUA como o rock. 
c) o Compositor Chico Buarque de Holanda produziu obras teatrais como “Calabar, o elogio da Traição” e várias músicas que foram censuradas pelo Regime Militar por criticar a história tradicional do Brasil. 
d) o movimento musical da “Jovem Guarda” com a participação de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia incitava os jovens à mobilização política e era o maior contestador do Regime Militar.

Questão 38 - COLUNI / UFV 2018 - A descolonização afro-asiática é um dos efeitos mais marcantes das duas grandes guerras mundiais e das crises que elas causaram. As imagens, abaixo, referem-se a personalidades e às realidades sociopolíticas relacionadas ao processo de descolonização das novas nações que se formaram.
Sobre o processo histórico da descolonização e suas repercussões para a África do Sul, o Vietnã, a Índia e a Coreia, é CORRETO afirmar: 

a) A península coreana, de possessão japonesa até 1945, foi dividida em duas repúblicas, uma capitalista ao sul e outra socialista ao norte. Mais tarde, a Guerra da Coreia (1950-1953) colocou as duas nações em confronto. Um armistício encerrou o conflito, mas a tensão permanece até a atualidade. 
b) O Vietnã ficou independente da França, depois da Conferência de Genebra, em 1954, estabelecendo-se uma única república liberal de orientação capitalista. Nos anos 1960, os EUA invadiram o país a fim de impedir a expansão do domínio socialista chinês na região. 
c) A África do Sul, libertada em 1947 do domínio inglês, tornou-se uma referência de nação democrática e inclusiva de negros e brancos, com Nelson Mandela, seu primeiro presidente pós-independência. 
d) A Índia ficou independente da Inglaterra em 1947, depois de um amplo processo de luta armada, em que se destacou a figura de Mahatma Gandhi e seu método da desobediência civil.

GABARITO
35 - C
36 - D
37 - D
38 - A

Nenhum comentário: