Questão 35 - COLUNI / UFV 2015 - A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiu em função de vários fatores. Assinale a alternativa que NÃO se constituiu um desses fatores.
a) As disputas imperialistas entre as principais potências capitalistas européias, que lutaram por territórios, por novos mercados consumidores e por fontes de matérias primas em várias partes do mundo, principalmente, na África e na Ásia.
b) As reivindicações nacionalistas e expansionistas da Sérvia nos Balcãs, interessada em anexar a BósniaHezergovina, território que fazia parte do Império Austro-Húngaro, em cuja capital, Saravejo, ocorreu o assassinato do Príncipe Herdeiro do trono austríaco.
c) O sentimento revanchista francês em relação à perda das suas províncias Alsácia-Lorena, região rica em minério de ferro e carvão, para a Alemanha, quando da derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana, entre 1870 e 1871.
d) A eclosão da Revolução Russa de 1917, liderada pelo Partido Bolchevique, que colocou fim ao Império Czarista Russo, e deu origem à formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, primeiro país efetivamente governado pela classe operária.
Questão 36 - COLUNI / UFV 2015 - Durante o século XX, a História da República Brasileira assistiu a dois momentos de implantação de Regimes Autoritários: O Estado Novo (1937-1945), comandado por Getúlio Vargas, e o Regime Militar (1964-1985). Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o aspecto comum entre esses dois períodos da história política brasileira.
a) O futebol, uma das maiores paixões da população brasileira, foi utilizado em ambos os períodos, como meio de manipulação política, valendo-se das vitórias da Seleção Brasileira nas Copas Mundiais da FIFA que aconteceram no Brasil.
b) A realização de eleições livres e diretas para Deputados e Senadores, durante os dois períodos, foi garantida, pois não houve interferência da Presidência da República no funcionamento do Poder Legislativo.
c) A liberdade de Imprensa e de produção de obras literárias e musicais foi mantida como forma de garantir os direitos democráticos de liberdade de expressão e de criação contidos na Constituição Brasileira desses períodos.
d) Os direitos políticos dos cidadãos foram violados, por parte dos agentes representantes do Poder, em ambos os períodos, ocorrendo prisões arbitrárias por motivação política, prática de tortura, exílio e deportação.
Questão 37 - COLUNI / UFV 2015 - O processo histórico político da República Brasileira passou por várias mudanças referentes à ampliação da cidadania política e dos direitos civis, ao longo do século XX. Sobre essas conquistas, marque a alternativa CORRETA:
a) A Constituição de 1891, primeira constituição republicana, garantiu aos analfabetos, que constituíam a maior parte da população pobre do Brasil, os direitos de votar e de se candidatar a cargos políticos, ampliando a participação popular na política.
b) O voto feminino e o direito das mulheres serem eleitas para cargos políticos, como ilustra o caso da paulista Berta Lutz, primeira deputada eleita para o Congresso Brasileiro, foi uma conquista da Constituição de 1934.
c) A Constituição de 1988 ampliou os direitos de cidadania e passou a considerar crime inafiançável as práticas de discriminação por razões de religião, de etnia, de cor e de sexo e, principalmente, a prática da homofobia.
d) A Constituição de 1988 garantiu o voto facultativo aos adolescentes de 16 anos e reduziu a maioridade penal para essa idade, o que significou o aumento da responsabilidade política e civil para todos os jovens brasileiros.
Questão 39 - COLUNI / UFV 2015 - No início de 2014 foi realizada, na cidade de São Paulo, uma exposição chamada “Ocupação Zuzu”, em homenagem à estilista Zuleika Angel Jones (1921-1976). Mais conhecida como Zuzu Angel, ela se tornou famosa por sua luta empreendida em busca de seu filho Stuart Angel, que foi preso pelo regime militar em 1971, e nunca foi encontrado. Zuzu foi a primeira estilista do país a usar a brasilidade como temática para a moda, segundo sua visão de mundo. Fazia “vestidinhos com flor, pássaros, moda alegre e descontraída”, como ela dizia. No entanto, a partir do sumiço de seu filho, Zuzu começa a produzir roupas com outros bordados. Em 1971, foi convidada a lançar sua coleção na residência do cônsul de Nova York, e surpreendeu a todos com seu desfile. Em lugar das rendas e dos bordados de flores, frutos e borboletas, os vestidos exibiam silhuetas bélicas, pássaros engaiolados e balas de canhão disparadas contra anjos – o anjinho de sua grife.
(ZULEIKA. São Paulo: Itaú Cultural, ano 1, n.1, p.10-11, abr. 2014. Adaptado.)
A partir da leitura do texto, da interpretação da imagem acima e dos conhecimentos sobre o período militar (1964-1985), em questão, é CORRETO afirmar que:
a) a coleção lançada por Zuzu em Nova York mostra a capacidade criativa da estilista, que fez de sua moda e do desfile uma ocasião de denúncia do regime militar.
b) a moda brasileira deve ser compreendida como uma esfera autônoma, isto é, voltada unicamente para a produção de roupas, sem articulação com os contextos sócio-políticos.
c) o regime militar orientava as costureiras e as estilistas a produzirem bordados com temáticas ligadas ao militarismo, sugerindo o uso de canhões e grades nas roupas.
d) as roupas produzidas por Zuzu Angel, a partir de 1971, passaram a ser usadas por todas as mães que buscavam por seus filhos desaparecidos políticos.
Questão 40 - COLUNI / UFV 2015 - Uma das personagens do livro Corda Bamba, de Lygia Bojunga, é Barbuda, uma mulher que tem barba, e por isso virou atração de circo. O fascínio criado em torno de pessoas diferentes, como Barbuda, não é fruto só da ficção literária. No final do século XIX, no contexto do imperialismo, homens e mulheres considerados exóticos foram retirados de suas comunidades originais, principalmente da África e da Ásia, e foram levados para a Europa a fim de serem exibidos em exposições universais em países como a França, por exemplo.
Sobre o contexto imperialista e a relação entre os europeus (colonizadores) e os outros povos (colonizados), é INCORRETO afirmar que:
a) os colonizadores acreditavam que sua cultura era melhor que as dos outros povos.
b) a visão de mundo eurocêntrica ajudou a legitimar o processo de colonização na África e na Ásia.
c) as pessoas que tinham uma cultura diferente eram respeitadas pelos colonizadores europeus.
d) os aspectos físicos dos povos diferentes eram vistos pelos europeus como sinais de inferioridade.
Questão 41 - COLUNI / UFV 2015 - Leia o trecho a seguir para responder à questão 41. “Percorrendo os corredores do supermercado onde normalmente fazemos compra, encontramos nosso invasor nas prateleiras, em embalagens práticas, simpáticos rótulos e imagens multinacionais. E com mil nomes diferentes: detergente White, amaciante Comfort, desodorante Feel Free, shampoo Johnson´s, absorvente Care Free, creme dental Ultra Brite, e com eles toda uma sensação de que somos Dorys Day, Woody Allen, Mary Tyler Moore ou Jack Lemmon, fazendo compras em Chicago, San Francisco ou New York. Na sessão de alimentos e bebidas, a coisa muda um pouco, devido ao prestígio dos franceses e italianos no setor de vinhos, queijos e massas. Porém, prosseguindo a caminhada como alegres ladies of house, solidários husbands ou solitários singles, topamos com iogurtes Dan-up, balas Kid´s, goma de mascar Freshen-up, pão Pullman ou Seven Boys, e Pepsi ou Sprite para os nossos lunchs”.
(ALVES, Júlia Falivene. In: MARQUES, Alencar; BERUTTI, Flávio, FARIA, Ricardo. Brasil: História em construção. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1996, p.76.)
O trecho acima aborda questões referentes ao Brasil contemporâneo e tem a ver com uma política cultural empreendida entre os anos 1940 e 1950, relacionada ao contexto:
a) da política do New Deal, implementada pelo governo norte-americano, influenciando as relações econômicas com o Brasil.
b) da influência do American Way of Life, disseminado no continente americano após a Segunda Guerra Mundial, em função da hegemonia dos Estados Unidos na América Latina.
c) da globalização e da constituição de uma nova ordem mundial liderada pelos Estados Unidos no final do século XX.
d) da influência musical norte-americana sobre a juventude universitária brasileira, nos protestos contra o Regime Militar.
GABARITO
35 - D
36 - D
37 - B
38 - ANULADA
39 - A
40 - C
41 - B
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