Questão 35 - COLUNI / UFV 2014 - Observe a ilustração abaixo que circulou na internet:
“Uma foto que mostra manifestantes do movimento „Diretas Já‟ invadindo o Congresso em 1984, foi postada em uma página do Facebook que trata da manifestação em Brasília, na noite desta terça-feira (17/6/2013).”
“A postagem compara a foto de 1984 com as cenas de hoje, quando manifestantes invadiram novamente o Congresso Nacional.” (Correio Braziliense, Brasília, domingo, 21 de Julho de 2013 www.correiobraziliense.com.br)
Comparando as duas fotos e o contexto histórico em que os movimentos aconteceram marque a afirmativa INCORRETA:
a) A primeira foto ilustra o contexto da democratização do Brasil na primeira metade da década de 1980, com o povo saindo às ruas para exigir democracia, bem como mudanças nas estruturas sociais e econômicas do país.
b) A segunda foto ilustra a invasão do Congresso Nacional em junho de 2013, com manifestantes exigindo melhores serviços públicos por parte dos governantes e defendendo educação e saúde pública de qualidade.
c) As duas manifestações, respectivamente de 1984 e de 2013, foram organizadas pelos partidos políticos de oposição ao governo; a primeira, contra o Regime Militar e a segunda, contra governos e representantes eleitos de quaisquer partidos políticos nas diversas esferas da Federação.
d) Tanto nas manifestações de 1984 como nas de 2013, houve uma grande participação de estudantes e jovens, movidos pelo interesse e desejo de contribuir para efetivar mudanças de caráter democrático na organização política, social e econômica do Brasil.
Questão 36 - COLUNI / UFV 2014 - Observe a ilustração abaixo que mostra uma cena da revolta popular ocorrida no Rio de Janeiro, no início do séc. XX, conhecida como Revolta da Vacina de 1904.
(Disponível em: http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2013/03/historias-brasileiras-a-revolta-da-vacina. Acesso em: 18 set. 2013.) |
Sobre a Revolta da Vacina, marque a alternativa CORRETA:
a) O contexto em que aconteceu essa revolta foi o da Reforma Urbana, no Centro do Rio de Janeiro, à época da gestão do prefeito Pereira Passos, considerada autoritária e cujo Governo Federal estava sob a Presidência de Rodrigues Alves.
b) A Prefeitura da Capital Federal organizou uma intensa campanha de esclarecimento sobre a importância das reformas urbanas, procurando não destruir as moradias dos pobres como os cortiços que existiam no centro do Rio.
c) A população aceitou bem a Campanha de Vacinação imposta pela Prefeitura da Capital Federal, em função da grande popularidade de Oswaldo Cruz pela sua defesa do combate às epidemias como varíola, cólera e febre amarela.
d) A Revolta da Vacina, como ilustrada pela imagem, foi uma insatisfação com o alto preço das passagens dos bondes, o transporte público da época. Durante os motins muitos bondes foram retirados dos trilhos e depredados pela população enfurecida.
Questão 37 - COLUNI / UFV 2014 - A Campanha Queremista que defendia a Convocação de uma Assembléia Constituinte para a permanência de Getúlio Vargas no poder, ocorrida no final da Ditadura do Estado Novo (1937-1945) foi um movimento político organizado e defendido:
a) Pelos políticos mineiros em oposição a Getúlio Vargas e defensores da democratização no contexto da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
b) Pelos líderes tenentistas que participaram da Coluna Prestes, no final da Década de 1920, que já haviam defendido a constitucionalização no Movimento Paulista de 1932.
c) Pelos membros do Partido Trabalhista Brasileiro, criado pelos getulistas com o apoio dos militantes do Partido Comunista Brasileiro, anistiados nessa época por Getúlio.
d) Pelos estudantes da UNE (União Nacional dos Estudantes), juntamente com os políticos da UDN (União Democrática Nacional).
Questão 38 - COLUNI / UFV 2014 - Observe a ilustração abaixo:
(Disponível em: http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/2013/06/19/a-passeata-dos-cem-mil-por-david-drew-zingg.htm. Acesso em 18 set.2013) |
Marque a alternativa CORRETA sobre o desdobramento da manifestação que ficou conhecida como Marcha dos Cem Mil, ocorrida em junho de 1968, na qual setores da população brasileira como artistas, estudantes e intelectuais protestaram contra o caráter repressivo e antidemocrático do Regime Militar instalado no Brasil em 1964:
a) O Governo Militar do então Presidente General Arthur da Costa e Silva não tomou nenhuma medida de caráter repressivo e procurou dialogar e atender às reivindicações dos manifestantes, por meio da convocação de uma Assembléia Constituinte em 1968.
b) O Regime Militar reagiu em relação às manifestações de protestos tanto dos intelectuais da classe média como dos políticos de oposição decretando o Ato Institucional nº 5, limitando os direitos do cidadão com perseguições e exílio de opositores ao regime.
c) O Governo não se preocupou em tomar medidas repressivas, pois uma semana depois ocorreu outra manifestação de setores da sociedade, apoiada por todos os partidos políticos e conhecida como Marcha com Deus e a Família pela Liberdade na defesa do Regime Militar.
d) A partir dessa manifestação, iniciou-se um processo de transição para a democratização, retornando à situação anterior ao Golpe Militar de 1964, com a convocação de eleições livres gerais para o Congresso Nacional e Presidência da República em 1970.
Questão 39 - COLUNI / UFV 2014 - Leia o texto abaixo, do Programa do Partido Reunido Nacional da África do Sul, que defendia a política de segregação racial, conhecida como Apartheid, que vigorou naquele país durante a maior parte do Século XX:
“A política da segregação racial se baseia nos princípios cristãos do que é justo e razoável. Seu objetivo é a manutenção e a proteção da população européia do país como uma raça branca pura e a manutenção e a proteção dos grupos raciais indígenas como comunidades separadas em suas próprias áreas (...). Ou seguimos o curso da igualdade, o que no final significará o suicídio da raça branca, ou tomamos o curso da segregação”. (Disponível em: pt.whikipedia.org/wiki/Apartheid. Acesso em 21 jul. 2013.)
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a luta pelo fim dessa política de segregação racial na África do Sul:
a) A luta pelo fim do Apartheid não contou com o apoio de membros do clero da Igreja Anglicana na África do Sul, por estar pautada em princípios religiosos cristãos.
b) A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou medidas como boicotes diplomáticos dos países membros contra a África do Sul para por fim a essa política.
c) A população negra sul-africana das diversas etnias desse país resistiram ao Apartheid com greves, motins e rebeliões, durante todo o período que vigorou esse regime.
d) Um dos líderes do Movimento de resistência foi Nelson Mandela, que com o final do regime, na década de 1990, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul .
Questão 40 - COLUNI / UFV 2014 - A frase abaixo é uma das que expressavam o pensamento dos jovens estudantes franceses os quais, em maio de 1968, fizeram uma revolta, conhecida como As Barricadas do Desejo cuja repercussão em vários países influenciou a cultura jovem da década de 1960.
“Quanto mais amor eu faço, mais vontade tenho de fazer a revolução.
Quanto mais revolução faço, maior vontade tenho de fazer amor"
Sobre as manifestações culturais e políticas da juventude na Década de 1960, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Os jovens estudantes franceses contestavam a sociedade capitalista do pós Segunda Guerra pelo seu caráter consumista, repressor, militarista e pelas manipulações feitas pelos meios de comunicação de massa.
b) A juventude protestou contra a guerra do Vietnã nos Estados Unidos, onde originou-se o Movimento Hippie, cujo lema era “Paz e amor”, na mesma linha da liberação sexual defendida pelos estudantes franceses.
c) Os jovens franceses defendiam uma revolução nos costumes, como a liberação sexual conforme a frase citada no enunciado.
d) O movimento dos estudantes franceses não teve muita repercussão no Brasil, em função da repressão imposta pelo Regime Militar aos jovens que, à época, não se interessavam por questões políticas e culturais.
GABARITO
35 - C
36 - A
37 - C
38 - B
39 - A
40 - D
41 - ANULADA
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