PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 22 de janeiro de 2022

Questão de História - UVA 2011/1 - Não nos foi ainda possível averiguar quem foi o primeiro proprietário da fazenda Caiçara

UVA 2011/1  - "Não nos foi ainda possível averiguar quem foi o primeiro proprietário da fazenda Caiçara, mas tudo leva a crer que o seu possuidor, Capitão Antônio Rodrigues Magalhães, cujo nome está ligado à história de Sobral pela doação feita ao patrimônio da Matriz, a houvesse recebido de outrem.” (Frota, D. José I – História de Sobral, Fortaleza, 1974) Sobre a história de Sobral, é correto afirmar: 
I- Os primeiros habitantes da Ribeira do Acaraú foram os grupos indígenas nativos, seguidos dos colonizadores brancos. 
II- A povoação Caiçara foi elevada à categoria de Vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral em 14 de novembro de 1772. Sua instalação oficial, porém bem como a eleição e posse da primeira Câmara de Vereadores, foram realizadas no dia 05 de julho de 1773. 
III- A criação de gado; o estabelecimento da Igreja Católica, exercendo o controle religioso sobre as pessoas e os grupos; e o comércio, inicialmente do couro e depois do algodão, definiram, durante o século XVIII, a ocupação do Vale do Acaraú e a constituição do núcleo que viria a ser, mais tarde, a cidade de Sobral. 
IV- Durante o eclipse do Sol, observado em Sobral, em 29 de maio de 1919, foram registradas informações e medidas que vieram a comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. 
Estão corretos: 
A - somente os itens I e II. 
B. - somente os itens II e III. 
C. - somente os itens III e IV.
D. - todos os itens.

RESPOSTA:
Letra D.

A cidade de Sobral localizada às margens do Rio Acaraú teve sua formação de forma típica das demais cidades brasileiras que surge no período Colonial Brasileiro, inicialmente conhecida e surgida a partir de um povoado denominado como Caiçara, foi elevada a cidade em 1772 com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral. A cidade possui uma vida econômica baseada no gado, lembrada por suas oficinas de charques, comércio de couro e um comércio de algodão. A igreja católica foi sempre presente e atuante servindo como um sistema de controle da sociedade que primava pelos bons costumes. Sobral entra no cenário internacional em 29 de maio de 1919, quando foi comprovada a teoria da relatividade de Albert Einstein com um eclipse solar e que Sobral serviu como ponto de observação.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...