PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 22 de janeiro de 2022

Questão de História - UVA 2010/2 - Geograficamente bem disposta, a fazenda Caiçara

UVA 2010/2  - “Geograficamente bem disposta, a fazenda Caiçara aglutinou em seu entorno atividades que fixaram os novos moradores e trabalhadores. Segundo Carlos Studart Filho, a Estrada da Caiçara vinha das praias e prolongava-se pelas caatingas da Santa Quitéria (...) atingindo Quixeramobim, onde passava a estrada nova de boiadas.” Sobre Sobral e sua evolução histórica podemos afirmar corretamente: 
I - Os primeiros habitantes da Ribeira do Acaraú foram os grupos indígenas nativos, seguidos dos colonizadores brancos. 
II - Até a elevação da povoação à categoria de vila, o povoado manteve-se com o nome de Caiçara, quando então passou a chamar-se Vila Distinta e Real de Sobral. III - Sobral foi elevada à condição de cidade, com o nome de Fidelíssima Cidade de Januária do Acaraú pela Lei Provincial 229, do Presidente José Martiniano de Alencar. 
IV - A atividade econômica que fixou o homem na fazenda Caiçara foi a plantação da cana de açúcar e do café. 
Estão corretos: 
A) somente os itens I, II e III. 
B) somente os itens I e IV. 
C) somente os itens II, III e IV. 
D) todos os itens.

RESPOSTA:
Letra A.

Nas terras da fazenda Caiçara foi em 1756 edificada a Matriz da Caiçara ao redor desta aglutinou-se um povoado. depois foi construída a Igreja do Rosário e do Bom Parto, e ao redor destas surgiram moradias. Destas iniciativas surgiram a povoação chamada Caiçara, até quando esta foi elevada à categoria de vila em 1773 com a denominação de Vila Distinta e Real de Sobral e recebeu foros de cidade em 1841. Na Segunda metade do século XVIII com o sucesso econômico ciclo da carne de sol e carne de charque, o desenvolvimento de Sobral chegou a superar Fortaleza, sendo assim uma das mais importantes cidades do Ceará junto com as cidades de Icó e Aracati.

Nenhum comentário: