UNIRG 2020 - Leia o texto a seguir. A independência do Haiti é um dos episódios mais importantes para a História do Continente Americano. Seu caráter insurrecional e o fato de ter contado com a participação maciça de escravos despertaram as atenções de amplos setores da sociedade política na América. Para alguns autores, este evento foi decisivo para os destinos emancipatórios da região hispano-americana. Seguindo esta linha de raciocínio, o temor de que um levante plebeu ocorresse em outros cantos do continente teria antecipado os movimentos independentistas por parte dos criollos.
PINHEIRO, Marcos Sorrilha. As independências do Haiti e da América Hispânica na Correspondência de Thomas Jefferson (1791-1822). Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 22, p. 60-85, jan./jun. 2017, p. 63. (Adaptado).
Qual foi o impacto da independência do Haiti mencionado no texto?
(A) A negação do projeto de autonomia política manifestada pelos herdeiros americanos dos colonizadores espanhóis.
(B) A propagação de ideologias contrárias ao poder político da elite americana de origem espanhola defendidas pelos mestiços.
(C) A percepção de risco iminente de conflitos sociais e políticos pelos descendentes de espanhóis membros da elite colonial.
(D) A difusão dos movimentos abolicionistas entre os mestiços e filhos de espanhóis nascidos no território americano.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário