PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1999 - No segundo semestre de 1997 a Coreia do Sul, que sempre fora vista como exemplo de capitalismo exitoso

UFF 1999 - No segundo semestre de 1997 a Coreia do Sul, que sempre fora vista como exemplo de capitalismo exitoso, com forte base industrial, acrescentou mais um condimento à crise das bolsas que se iniciou no Sudeste Asiático e espalhou-se, num efeito em cadeia, por todo o mundo, revelando algumas das principais contradições do capitalismo contemporâneo.
Assinale a opção que melhor explica tais contradições.
(A) Os países industrializados da Ásia, apesar de aparentarem prosperidade, acumulavam riquezas em bases falsas, como bem o demonstrou a crise financeira de 1997.
(B) O excesso de empréstimos internacionais a projetos imobiliários ambiciosos e a companhias que pertenciam a funcionários, foram as causas da crise asiática, que teve efeitos sobre todas as economias ocidentais.
(C) A crise asiática deveu-se ao ataque especulativo às economias de alguns países que, diante de grande pressão, foram obrigados a desvalorizar suas moedas com efeitos negativos em suas bolsas de valores.
(D) Na medida em que o capitalismo globalizou a produção e o uso da mão-de-obra, impondo a aplicação de tecnologias cada vez mais modernas e o endividamento das empresas asiáticas, a crise financeira tornou-se inevitável, resultando em fuga dos capitais estrangeiros, multiplicação de falências e profundo desemprego.
(E) A crise asiática não se limitou a alguns pequenos países, afetando diretamente o coração financeiro do Japão cujos bancos operavam com base em moedas podres.

RESPOSTA: 
Letra D.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...