PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1996 - É em parte à descoberta do Novo Mundo que se deverá a tolerância religiosa que se irá implantar

UFF 1996 - “É em parte à descoberta do Novo Mundo que se deverá a tolerância religiosa que se irá implantar no Antigo... As depredações promovidas pelos espanhóis em toda a América esclareceram o mundo sobre os excessos do fanatismo”. Esta ideia do Abade Raynal, contida na “História filosófica e política dos estabelecimentos e do comércio dos europeus nas duas Índias” (1780- 1782), exemplifica um importante aspecto do pensamento ilustrado acerca do colonialismo. Assinale a opção que interpreta corretamente a ideia citada: 
(A) Trata-se de uma verdadeira teoria da colonização moderna, construída sobre a utopia de uma América igualitária e sem conflitos raciais ou religiosos. 
(B) O que mais interessava a Raynal era municiar o Estado francês para exercer com mais eficiência e humanidade a sua tarefa colonizadora, mormente após a derrota na Guerra dos Sete Anos e a perda do Canadá. 
(C) Trata-se de uma crítica aos métodos violentos adotados pelo colonialismo, conjugada, porém, ao reconhecimento de que a conquista e colonização da América trouxe contribuição decisiva para o avanço da civilização na Europa. 
(D) Raynal indicava, implicitamente, o direito dos povos colonizados à independência, exigindo que as metrópoles européias agissem com tolerância em face dos inevitáveis movimentos emancipatórios. 
(E) Idéias como as do Abade Raynal fizeram da Ilustração a verdadeira base da ideologia anticolonialista emergente no século XVIII, razão pela qual sua obra foi proibida pelas Inquisições de Espanha e Portugal.

RESPOSTA: 
Letra C.

Nenhum comentário: