PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1996 - As colônias diferem das províncias da França tanto quanto o meio difere da finalidade.

"As colônias diferem das províncias da França tanto quanto o meio difere da finalidade.” (Frase de Choiseul, ministro das colônias da França, 1765.) Tome como ponto de partida a relação entre colônias e metrópole suposta na frase citada. Assinale a opção que exemplifica uma das consequências de tal relação para as ideias mercantilistas acerca das colônias: 
(A) O comércio colonial, por imposição de uma economia interna complementar à da metrópole e do monopólio metropolitano sobre suas importações, devia garantir o aumento da produção, navegação e riqueza em geral na metrópole. 
(B) Os colonos deviam ver sua permanência nas colônias como algo passageiro e aspirar a instalar-se na metrópole logo que lhes fosse possível: tal devia ser sua finalidade principal. 
(C) As colônias diferiam profundamente das metrópoles devido à raça e aos costumes dos respectivos habitantes: os coloniais eram considerados inferiores e, portanto, desprezados pelos europeus. 
(D) As colônias forneciam à metrópole o meio de pôr em prática finalidades valorizadas na época, como a conversão de índios e negros à fé cristã, mesmo se na prática isso nem sempre fosse feito nos moldes recomendados pela Igreja. 
(E) Se os fins justificam os meios, o fato de ter colônias, por sua vez, ao provocar a emulação e mesmo disputas armadas entre as potências europeias, criava-lhes novas finalidades de ação.

RESPOSTA: 
Letra A.

Nenhum comentário: