PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1996 - Após longas pesquisas, convenci-me, por fim, de que o Sol é uma estrela fixa, cercada de planetas

UFF 1996 - “Após longas pesquisas, convenci-me, por fim, de que o Sol é uma estrela fixa, cercada de planetas que giram sobre si mesmos e dos quais é o centro e a luminária. E de que todos os fenômenos do movimento diurno e anual, a volta periódica das estações, todas as transformações da luz e da temperatura da atmosfera resultam da rotação da Terra em torno de seu eixo e de seu movimento periódico em torno do Sol.” 
(Copérnico. De revolutionibus orbium coelestium, 1534. Apud ARONDEL, Michel et al. Du Moyen-Âge aux Temps Modernes 1328-1715. Paris: Borads, 1966, p. 147.) 

Afirmações como estas de Copérnico, ampliadas e retificadas no século XVII por sábios como Kepler e Galileu, configuravam uma nova visão do mundo que provocou forte reação negativa da Igreja Católica. Assinale a principal razão dessa reação:
(A) A nova visão do mundo chocava-se com as concepções de Platão, adotadas desde a Baixa Idade Média pela filosofia escolástica, pensamento oficial da Igreja Católica na época em discussão. 
(B) A nova visão do mundo contrapunha-se àquela adotada desde a Baixa Idade Média pela filosofia escolástica, baseada na autoridade de pensadores antigos como Aristóteles e Ptolomeu. 
(C) A nova visão do mundo ia contra as idéias astrológicas do papa Urbano VIII, encampadas pelo Santo Ofício da Inquisição. 
(D) A nova visão do mundo era falsa, já que o Sol não é uma estrela fixa. 
(E) A nova visão do mundo provinha de um homem da Igreja: este, ao externá-la sem licença eclesiástica, incorria em grave falta disciplinar. 

RESPOSTA: 
Letra B.

Nenhum comentário: