PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1996 - Celso Furtado, encarregado no governo João Goulart do Ministério do Planejamento

UFF 1996 - Celso Furtado, encarregado no governo João Goulart do Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica criado em 1962, deu forma a um Plano Trienal, a ser executado de 1963 a 1965, o qual foi aprovado pelo congresso. Assinale a formulação que sintetiza os objetivos principais desse Plano. 
(A) Assegurar uma taxa de crescimento elevado da renda nacional, diminuir a inflação, ampliar a distribuição de renda mediante a política salarial, diminuir as desigualdades econômicas regionais, articular o intervencionismo estatal à livre iniciativa, implementar as Reformas de Base (administrativa, bancária, tributária e agrária). 
(B) Cumprir um conjunto de trinta e uma metas globais para conseguir o crescimento em cinco setores estratégicos: energia, transporte, alimentação, indústrias de base, educação; interiorizar o desenvolvimento mediante a transferência do centro nacional de decisões para o Planalto Central. (C) Centralizar as decisões de política econômica mediante o Plano de Reaparelhamento Econômico e a adoção de medidas como a fundação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, o estabelecimento do monopólio estatal sobre a exploração do petróleo (sob superintendência da Petrobrás), a instalação de órgãos como a Superintendência da Valorização Econômica da Amazônia e o Instituto Nacional de Imigração e Colonização. 
(D) Criar instituições que atuassem no conjunto do país para o controle centralizado de setores estratégicos da economia, como o Instituto do Açúcar e do Álcool, o Conselho Técnico de Economia e Finanças, o Conselho Nacional do Petróleo e o Conselho Nacional de Política Industrial e Comercial. 
(E) Implementar, sob a orientação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), o desenvolvimento de quatro setores: saúde, alimentação, transporte e energia (razão pela qual tal Plano é também conhecido como Plano SALTE).

RESPOSTA: 
Letra A.

Nenhum comentário: