UFF 1996 - 1970. Enquanto o Brasil ganhava a Copa do Mundo no México, tornando-se o primeiro tricampeão do futebol mundial, o país vivenciava a implacável repressão do regime militar contra as organizações armadas de esquerda. Assinale a opção que caracteriza o contexto de repressão posto em prática pelo regime militar nos chamados “anos de chumbo”:
(A) A Universidade ficou completamente imune à onda repressiva do regime militar, e não obstante algumas poucas cassações de professores, pôde funcionar livremente, convertendo-se numa ilha de democracia e do livre pensamento no país.
(B) A repressão do governo militar brasileiro foi bastante amena, se comparada à violência dos regimes argentino e chileno, nos anos 70, pois no Brasil não houve mortos nem “desaparecidos”, apesar de a prática da tortura ser frequente.
(C) A resistência da esquerda armada contra o regime militar brasileiro não encontrou nenhum respaldo social, quer nas classes populares, quer na classe média, ambas seduzidas pelo “milagre econômico”, que se traduzia em inflação baixa e alto consumo de bens duráveis, além de desinformadas pela censura à imprensa então vigente.
(D) A grande vitória do regime militar deveu-se, no início dos anos 70, à eficácia da política praticada pela equipe econômica do governo Médici, notadamente a política de redistribuição de renda adotada pelo governo.
(E) A repressão militar se acirrou em função das decisões do Partido Comunista Brasileiro que, embora clandestino, adotou publicamente a luta armada como única saída para a crise que então se instalara no Brasil.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário