FUVEST 2019 - Os comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da mulher ao homem como um dos momentos da divisão hierárquica que regula as relações entre Deus, Cristo e a humanidade, encontrando ainda a origem e o fundamento divino daquela submissão na cena primária da criação de Adão e Eva e no seu destino antes e depois da queda.
CASAGRANDE, C., A mulher sob custódia, in: História das Mulheres, Lisboa: Afrontamento, 1993, v. 2, p. 122-123.
O excerto refere-se à apreensão de determinadas passagens bíblicas pela cristandade medieval, especificamente em relação à condição das mulheres na sociedade feudal. A esse respeito, é correto afirmar:
a) As mulheres originárias da nobreza podiam ingressar nos conventos e ministrar os sacramentos como os homens de mesma condição social.
b) A culpabilização das mulheres pela expulsão do Paraíso Terrestre servia de justificativa para sua subordinação social aos homens.
c) As mulheres medievais eram impedidas do exercício das atividades políticas, ao contrário do que acontecera no mundo greco-romano.
d) As mulheres medievais eram iletradas e tinham o acesso à cultura e às artes proibido, devido à sua condição social e natural.
e) A submissão das mulheres medievais aos homens esteve desvinculada de normatizações acerca da sexualidade.
RESPOSTA:
Letra B.
Ao longo da Idade Média, a Igreja Católica exerceu sua hegemonia sobre as mentalidades ocidentais. Em meio a uma cultura teocêntrica, a organização da vida em sociedade atrelou-se às interpretações clericais sobre o mundo terreno moldado a partir de determinações divinas. Nesse sentido, as explicações apresentadas pelos membros do Clero para legitimar o caráter patriarcal da sociedade (e justificar a sujeição feminina) basearam-se tanto na submissão de Eva em relação a Adão, quanto na culpabilização de Eva pelo Pecado Original (ou seja, a expulsão do paraíso).
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