PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 2 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - UNESP 2021 - Quinta-feira, 14 de novembro de 1991. Para checheno, russos impõem “terror real”

UNESP 2021 - Quinta-feira, 14 de novembro de 1991 

Para checheno, russos impõem “terror real” O presidente da Checheno-Ingushia (Cáucaso, sul da Rússia) declarou ontem que a Rússia prepara uma campanha desestabilizadora contra seu país. O Parlamento russo exigiu uma “solução pacífica” e o envio de um grupo de deputados para a negociação. 

Segunda-feira, 18 de novembro de 1991 

Sérvios derrotam croatas em Vukovar 

Croácia admite a perda da cidade para o Exército iugoslavo, que a sitiava há 86 dias 

A Croácia admitiu ter perdido militarmente para o Exército iugoslavo a cidade sitiada de Vukovar. A queda de Vukovar é uma das piores derrotas sofridas pela Croácia. 

Segunda-feira, 16 de maio de 1994 

Combate se intensifica na Bósnia 

Sérvios e muçulmanos ignoram apelo internacional por diálogo; denunciadas novas atrocidades 

Tropas muçulmanas e sérvias intensificaram os combates na região de Tuzla, nordeste da Bósnia, ameaçando jogar por terra o esforço por novas conversações de paz. Os novos combates indicam que sérvios e muçulmanos não estão dispostos a aceitar os apelos internacionais por novas conversações. (https://acervo.folha.com.br. Adaptado.) 

Essas notícias têm em comum conflitos que envolvem questões 
(A) imperialistas, relacionadas ao controle do Estado, decorrentes da adoção de medidas baseadas em diferenças culturais entre adversários políticos. 
(B) geopolíticas, relacionadas à dissolução do Pacto de Varsóvia, que tinha como objetivo a formação de uma aliança militar entre os países do Leste Europeu. 
(C) territoriais, relacionadas ao estabelecimento de novas fronteiras, cujos limites refletem a conjuntura multilateral de formação de blocos econômicos. 
(D) supranacionais, relacionadas ao esfacelamento do bloco socialista, cujo esgotamento econômico deveu-se à estrutura centralizadora da Rússia. 
(E) étnico-nacionalistas, relacionadas à constituição de novos Estados, devido a hostilidades que remontam às expansões dos impérios Russo, Otomano e Austro-Húngaro.

RESPOSTA:
Letra E.

Os conflitos na região do Cáucaso indicados nos textos envolvem questões étnico-nacionalistas que datam do início do século XX, especialmente após o fim da Primeira Guerra Mundial, quando diversos grupos étnicos e religiosos, como os eslovenos, croatas e sérvios foram unificados sob um único país, que a partir de 1929 passou a se chamar Iugoslávia. A partir da década de 1990, a Iugoslávia entrou em um processo de desintegração, resultando na formação de Croácia, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia e Kosovo (ainda não reconhecido como um país independente por diversas nações). Esse processo de desintegração foi marcado por intensos conflitos na região.

Nenhum comentário: