Leia com atenção o texto a seguir: “A bacia do Atlântico Nordeste (953 000 km²) é formada por um conjunto de drenagem modesta, com deficiência em alimentação e que se dirige para o oceano Atlântico. Drena administrativamente, parte dos Estados do Amapá, Pará, Pernambuco e Alagoas e toda a área dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba. A drenagem principal é representada pelos rios Pindaré, Grajaú, Mearim e Itapecuru, que deságuam no golfo do Maranhão, e o rio Parnaíba, divisa entre os estados do Maranhão e Piauí. São rios periódicos e seus leitos têm sido barrados pela construção de açudes”.
Cunha, S. B. Bacias Hidrográficas. In. Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B. e Guerra, A. J. T. 3 ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2003.
No que diz respeito à bacia do Atlântico Nordeste, é correto afirmar que
A) nela as anomalias fluviais e a forte inclinação da Serra Geral para o oceano têm permitido a ocorrência frequente de grandes enchentes.
B) sua drenagem pertence à bacia Amazônica por ser compatível com o regime fluvial equatorial com precipitações que superam 3400 mm/ano.
C) os rios permanecem total ou parcialmente secos durante os períodos de estiagem e, em virtude da precipitação, o regime é semiárido na sua maior parte.
D) o regime fluvial, perene e tropical austral, segue o comportamento das enchentes e vazantes descrito nas bacias dos rios Pindaré e Mearim.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário