FUVEST 2019 - Tsunamis são ondas de grandes dimensões e destrutivas que têm sua origem sob os oceanos, podendo atingir as linhas de costa e causar grandes danos. Dentre os eventos de tsunami mais recentes, pode-se citar o ocorrido na Indonésia em setembro de 2018, com mais de 1.600 vítimas.
a) A maior frequência de ondas ocorre no oceano mais
profundo ou nas águas mais rasas?
b) Observando a figura, qual é o processo gerador dos
tsunamis? Explique.
c) Cite e explique um evento natural ou de origem
antrópica que teve suas consequências causadas ou
agravadas pela ocorrência de um tsunami.
RESPOSTA:
a) A maior frequência de ondas ocorre nas águas mais rasas.
b) A partir da figura apresentada, os tsunamis têm sua origem na movimentação do assoalho oceânico (rebaixamento e soerguimento de blocos falhados) com a ocorrência de sismos locais. Tal fenômeno geológico provoca o deslocamento vertical da coluna de água que o sobrepõe e, como consequência, formam-se oscilações na superfície oceânica, que nas porções mais rasas, produzem grandes ondas. Além da movimentação do assoalho oceânico, podem-se citar como formadores de tsunamis os terremotos, a erupção de vulcões submersos e o deslizamento de terra no fundo dos oceanos.
c) Como consequência da ação de um tsunamis, pode-se citar como um evento natural a modificação da morfologia das praias atingidas por eles, numa velocidade muito maior do que o normal. Já como um evento antrópico, pode-se citar o comprometimento das atividades econômicas tradicionais, como o turismo e o serviço portuário devido à destruição da infraestrutura local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário