FUVEST 2019 - Em junho de 2018, 12 crianças de um time de futebol e seu treinador ficaram presos na caverna de Tham Luang, no extremo norte da Tailândia. Por mais de duas semanas, a operação de resgate contou com equipes e assistência técnica de vários países, sensibilizando a população mundial.
No esquema a seguir, pode-se observar a localização e o perfil da caverna e, no gráfico, a pluviosidade média mensal na Tailândia.
Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos,
responda:
a) Qual a rocha mais comum na formação de cavernas?
b) Indique e explique um processo que ocorre para a
formação de cavernas.
c) O clima da Tailândia é controlado pelas monções.
Explique a relação entre esse tipo de clima e a
dinâmica hídrica relacionada ao evento citado.
RESPOSTA:
a) A rocha mais comum na formação de caverna é o calcário, classificada como uma rocha sedimentar.
b) O processo responsável pela formação de cavernas é o intemperismo químico. Trata-se de um processo que ocorre a partir da infiltração das águas das chuvas no solo. Ao entrarem em contato com o calcário, essas águas promovem reações químicas que dissolvem essas rochas e formam as cavernas.
c) O clima de monções é caracterizado por verões quentes e úmidos e invernos amenos e com baixos índices de pluviosidade. As intensas precipitações no verão são decorrentes da penetração de ventos úmidos provenientes do Oceano Índico no Sudeste Asiático que, ao atingirem formações montanhosas, originam fortes chuvas orográficas nesse período do ano. Tal processo é determinante no rápido aumento do nível dos rios subterrâneos que inundaram a caverna onde o grupo de crianças e o seu treinador ficaram presos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário