PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - FGV-SP 2022 - Da Costa do Marfim até Angola, numerosos países africanos estão abertos para o Golfo da Guiné.

FGV-SP 2022 - Da Costa do Marfim até Angola, numerosos países africanos estão abertos para o Golfo da Guiné. Nas últimas décadas, este “outro” golfo tem sido palco de intensas negociações em um quadro estratégico mais amplo, devido às suas reservas de petróleo e à insegurança política provocada pelas guerras internas e pelo tráfico de drogas e armas. Sobre a importância da produção de petróleo do Golfo da Guiné no jogo estratégico mundial, analise as afirmações a seguir. 
I. Os interesses das empresas transnacionais na exploração de petróleo no Golfo da Guiné aumentaram devido à descoberta de grandes reservas em águas profundas off shore, que, por isso, mantém estável sua produção, apesar da insegurança política. 
II. As áreas de produção, situadas próximas dos centros de consumo por via marítima, atraíram os interesses europeus e norte-americanos, que buscam diversificar seu aprovisionamento de petróleo, para limitar a dependência em relação ao Golfo Pérsico. 
III. A estratégia da China no Golfo da Guiné, aumentando seus investimentos e garantindo acesso aos campos petrolíferos em águas profundas, está integrada ao projeto da nova rota da SEDA, e tem como objetivo compensar o esgotamento das reservas do Golfo Pérsico. Está correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III. 

RESPOSTA:
Letra B.

Na afirmativa III, a chamada Nova Rota da Seda, criada pela China, descreve um percurso que envolve o continente euroasiático e parte da África ocidental, mas não a região do Golfo da Guiné. Ademais, as reservas de petróleo do Oriente Médio não se esgotaram.

Nenhum comentário: