Leia o trecho da notícia a seguir:
“O agronegócio brasileiro é uma potência, mas se tornou uma ameaça”, diz artigo. Julio Ottoboni, 22/02/2018.
Por Raoni Rajão e Carlos Rittl, do Observatório do Clima.
O agronegócio brasileiro é uma potência. O país é o quarto maior produtor mundial de alimentos. Colheu uma safra de 242 milhões de toneladas no ano passado, o que ajudou a manter superávit comercial no ano em que o país saía de uma das piores recessões de sua história. Direta e indiretamente, o agro responde por quase um quarto do PIB do país. [...] O agronegócio brasileiro é uma ameaça. [...] O setor agropecuário foi responsável por 74% das 2,3 bilhões de toneladas de CO2 e outros gases que lançamos no ar. Também é o setor que torna o Brasil recordista mundial em violência no campo – 65 assassinatos apenas em 2017, segundo a Comissão Pastoral da Terra – e alimenta a corrupção, com mais de R$ 600 milhões pagos em propina a políticos em 2014 somente pela JBS. Qual das duas visões sobre o agro está correta? Evidentemente, ambas. Como diz a propaganda na TV, o agro “é tudo”: o bom e o ruim. O século XXI e o século XVI. A alta tecnologia e o trabalho escravo.
(RAJÃO, Raoni; RITTL, Carlos. O agronegócio brasileiro é uma potência, mas se tornou uma ameaça. Carta Capital. Disponível em: https://envolverde.cartacapital.com.br/o-agronegocio-brasileiro-e-uma-potencia-mas-setornou-uma-ameaca-diz-artigo/. Acesso em: 07 ago. 2019.)
33) Das sentenças abaixo, aquela que apresenta CORRETAMENTE uma característica do agronegócio é:
a) apresenta pouco espaço para crescimento no Brasil nos próximos anos, devido à pequena quantidade de terras cultiváveis ainda existentes.
b) beneficia-se somente de investimentos privados, ou seja, não é favorecido por políticas públicas, tais como investimentos em infraestrutura, incentivos fiscais, entre outros.
c) promove a expansão de suas áreas, que ocupam cada vez mais terras para atender às necessidades de produção, a exemplo da pecuária extensiva.
d) ocupa as melhores terras para produção agrícola de culturas como a cana-de-açúcar, a soja, o milho e o algodão, visando exclusivamente ao mercado interno.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário