UEAP 2013 - O filme A inocência dos mulçumanos (EUA, 2012. Direção Nakula Besselei Nakula), anteriormente chamado Inocência de Bin Laden, é um filme independente, de baixo orçamento, que deprecia o Islã e o seu profeta Maomé, mostrado como bastardo, ilegítimo, corrupto, depravado, pedófilo, homossexual e, ainda, retratado como líder sanguinário. A divulgação do filme provocou uma onda antiestadunidense no mundo islâmico. Tomando por base esta informação, analise as seguintes afirmativas e, posteriormente, assinale a alternativa correta.
I. O filme é um retrato atual do comportamento etnocêntrico e preconceituoso da sociedade europeia, em relação às culturas exóticas do século XIX, mantendo-se na atualidade.
II. O filme aponta claramente o comportamento de alteridade que a sociedade europeia tem com as culturas exóticas do século XIX, mantendo-se na atualidade.
III. É correto afirmar também que o comportamento da sociedade europeia no filme simboliza essencialmente seu legado cultural.
IV. O filme destaca também a conduta que a sociedade europeia representa, dentre outros aspectos, o fortalecimento e a busca de afirmação frente às sociedades exóticas do século XIX, mantida na contemporaneidade.
a) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário