PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 15 de janeiro de 2022

Exercícios de Geografia sobre Globalização - UVA - com gabarito

Questão 01 - UVA/2005.1 - A globalização é um processo de amplas dimensões sociais, que atinge sociedades, instituições e pessoas em todo o mundo. Muitas de suas conseqüências ainda não foram suficientemente avaliadas, mas estão alterando o modo de vida de populações inteiras. Analise as alternativas abaixo que tratam sobre a globalização. 
1. Uma das principais características dessa mudança é a velocidade das comunicações. As notícias difundem-se mais rapidamente e os meios de transportes são muito mais rápidos agora. Num mundo interligado, a opinião pública pode ter uma força maior, pressionando governos ou instituições para soluções de problemas urgentes. 
2 . O desemprego decorrente da economia globalizada pode ser visto como um aspecto negativo da globalização. 
3. As mudanças decorrentes da globalização não se traduziram em ganhos sociais na maior parte do mundo. 
4. A globalização apresenta várias dimensões: econômica, política e social, sem interferir no entanto, no campo cultural. 
Estão corretas: 
A) Somente a alternativa 1 
B) As alternativas 1, 2, 3 e 4. 
C) Somente as alternativas 1, 2 e 3. 
D) Somente as alternativas 2, 3 e 4. 

Questão 02 - UVA/2004.2 - Os anos que fecharam o milênio foram vividos em meio a um turbilhão de transformações que ainda estão em movimento. Um de seus traços mais marcantes foi a aceleração do processo de globalização. Sobre a globalização podemos afirmar: 
1 - A era da globalização desencadeou um processo inigualável de concentração de riqueza: os países capitalistas mais ricos acumularam boa parte da riqueza mundial em prejuízo dos menos desenvolvidos. 
2 - Em um sistema globalizado e interligado, uma simples desestabilização regional pode tomar dimensões mais amplas, atingindo inúmeros países. 
3 - O capital financeiro atual não cria vínculos com os países em que está investindo: ao menor sinal de instabilidade, rapidamente se retira, gerando evasão de divisas e crise de desconfiança, cujos desdobramentos mais graves podem significar o retraimento nos investimentos, a falência, a desvalorização monetária, etc. 
4 - O mundo globalizado tem a vantagem de não provocar impacto ambientais porque diminui, e muito, a poluição dos rios, dos mares, dos solos, etc. 
Assinale a alternativa com todos os itens corretos: 
A) 1, 3 e 4 
B) 2, 3 e 4 
C) 2 e 4 
D) 1, 2 e 3 

Questão 03 - UVA/2005.2 - "A revolução tecnológica nas áreas da informação e da comunicação, a crise do capitalismo e do socialismo, assim como as novas reivindicações sociais e culturais manifestadas no decorrer do século XX, desencadearam mudanças radicais que afetaram todo o planeta". Dentre estas mudanças está a aceleração do processo de globalização que provocou alguns impactos. São alguns dos impactos no mundo globalizado, exceto. 
A) Expansão e consolidação do modo de vida fundado no consumo de massas. 
B) Impactos ambientais: aumento da poluição dos rios, mares, ar, solo, etc. 
C) O processo de globalização desencadeou um processo de igualdade na distribuição da riqueza, diminuindo a distância entre os países do hemisfério sul e do hemisfério norte. 
D) Mudanças nos setores produtivos, com a queda do trabalho fabril tradicional e o crescimento do setor de serviço. 

Questão 04 - UVA/2004.1 - Analise as considerações sobre a globalização e coloque a letra V nas frases verdadeiras e a letra F nas frases falsas. 
( ) A globalização não é um acontecimento recente. Ela se iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, consequentemente a do próprio capitalismo e continuou nos séculos seguintes. 
( ) O que diferencia a mundialização iniciada no século XV e XVI, da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje. 
( ) O que mais chama a atenção na atual globalização é sobretudo o fato de generalizar-se em vista da falência do socialismo real. De repente, o mundo tornou-se capitalista e globalizado. 
( )Os instrumentos da globalização possibilitam o fortalecimento do capitalismo, que, junto com a revolução técnico-científica traz, uma série de dificuldades para os países periféricos da economia mundial, que não têm poder de concorrência com as grandes potências do mundo atual. A sequência correta, de cima para baixo, é: 
A) F,V,V,F 
B) V,F,V,F 
C) F,F,V,V 
D) V,V,V,V 

Questão 05 - UVA/2009.2 - Palavras como globalização, imperialismo, neoliberalismo, multipolização e blocos econômicos tornaram-se parte do cotidiano das sociedades, principalmente a partir dos anos 70, do século XX. Cada uma delas faz parte do conjunto de acontecimentos chamado Nova Ordem Mundial. Sobre a Nova ordem Mundial podemos afirmar que: 1. Nova ordem Mundial é uma expressão utilizada para identificar a organização das relações internacionais pós-Guerra Fria. 2. A Nova Ordem Mundial estabeleceu-se no final da década de 80, do século passado, quando da Queda do Muro de Berlim e da desintegração do bloco soviético. 3. Atualmente as denominações “países capitalistas” e “países socialistas” foram substituídas pelos termos Norte e Sul para classificá-los, respectivamente, em desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados, também chamados “em desenvolvimento” ou “emergentes.” 4. No fim da década de 80 e início dos anos 90, do século XX, a bipolaridade mundial declinou; da polaridade ideológica e militar Leste/Oeste passou-se para a econômica e política Norte/Sul. O Norte pobre e em processo de industrialização e o Sul rico e industrializado. Estão corretos: 
A) somente os itens 1, 3 e 4. 
B) somente os itens 2 e 3. 
C) somente os itens 1 e 2. 
D) somente os itens 1, 2 e 3. 

Questão 06 - UVA/2008.1 - "A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial. Um processo de amplas proporções, envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais economias e sociedades , culturas e civilizações" 
( IANNI, Octávio. " "Globalização e a nova ordem internacional". IN: REIS FILHO. Daniel Aarão, FERREIRA. Jorge e ZENHA, Celeste. (org) o século XX. O tempo das certezas: da formação do capitalismo a primeira grande guerra. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2000, p. 207, vol. 03). 
Segundo a afirmação de Octávio Ianni, não é possível afirmar que a globalização: 
A) É um processo de amplas proporções, envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações. 
B) É uma articulação via mercado, de vários modos de produção, tais como o escravismo, servidão, a encomienda, a parceria, o arrendamento e o assalariamento. 
C) É o surgimento de novos pólos de poder com o declínio das superpotências mundiais. 
D) É uma nova divisão internacional do trabalho com a redistribuição das empresas, corporações e conglomerado em todo mundo. 

Questão 07 - UVA/2010.2 - O mundo passa por um processo de globalização econômica, isto é, há uma integração dos mercados mundiais por meio da internacionalização da economia e do capital, e esse modelo visa produzir lucro de maneira mais rápida para alguns, embora a contrapartida seja a pobreza e a miséria para outros. De um modo ou outro, todos estamos inseridos no mundo globalizado. A fase de expansão do capitalismo chamada globalização caracteriza-se por: 
A) implementar políticas de estatização de empresas privadas, empréstimos internacionais com juros baixos para os países emergentes. 
B) usar um discurso em favor do mercado e contra o planejamento econômico governamental, junto ao surgimento de organizações multinacionais e estruturas mundiais de poder. 
C) concretizar o ideal internacionalista, que nasceu no século XIX, no seio do movimento operário, no contexto de expansão do capitalismo. 
D) internacionalizar a economia, junto ao surgimento de organismos específicos, como a Organização Planetária do Comércio, tendo como marco geral a teoria neomercantilista. 

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - C
04 - D
05 - D
06 - B
07 - B

Nenhum comentário: