PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de março de 2018

Questões de História do Vestibular Albert Einstein 2018 - com gabarito

Questão 31 - Albert Einstein 2018 - “O véu já foi rasgado, já vimos a luz, e querem nos devolver às trevas: romperam-se os grilhões, já fomos livres, e nossos inimigos pretendem novamente nos escravizar [...] 
Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riqueza do que por sua liberdade e glória. [...] 
O texto é parte da Carta da Jamaica, escrita por Bolívar em 1815. 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o contexto no qual foi escrita e as ideias que a inspiraram: 
a) Aproveitando a conjuntura europeia transformada pelo Bloqueio Continental e pela derrota da Espanha frente aos ingleses, Bolívar e outros líderes latino-americanos reuniram-se na atual Colômbia e dirigiram exércitos inspirados pelas ideias nativistas e indigenistas contra as tropas espanholas. 
b) Motivados pela expansão napoleônica, os “Liber ta do - res da América” aproveitaram o enfraquecimento dos laços coloniais com a Espanha, governada por José Bonaparte, e o fortalecimento da Inglaterra, para realizar guerras de independência inspiradas por ideias liberais e socialistas. 
c) Com a derrota de Napoleão e a volta de Fernando VII ao poder, a Espanha desenvolveu forte ofensiva militar contra as forças independentistas hispano-americanas. Movido por ideais iluministas e unitaristas, Bolívar liderou o vitorioso movimento de independência de regiões correspondentes hoje à Colômbia, Venezuela e Bolívia. 
d) Reafirmando a independência da Colômbia e da Bolívia, conquistadas em 1810, e questionadas pelo Congresso de Viena depois da derrota de Napoleão, Bolívar liderou novamente exércitos compostos por criollos e indígenas para libertar a Venezuela, orientado por ideais nacionalistas e iluministas.

Questão 32 - Albert Einstein 2018 - No dia 31 de Outubro de 1517, o monge e doutor em teologia Martinho Lutero publicou em Wittemberg as suas 95 teses sobre questões a serem debatidas com outros teólogos católicos. Entre as posições defendidas, e que acabaram por levar ao rompimento de Lutero com a Igreja Católica, estavam 
a) a afirmação de que todo cristão batizado poderia ser o seu próprio sacerdote, o questionamento do dogma da infalibilidade papal e o princípio da salvação pela fé. 
b) o reconhecimento apenas do batismo, da eucaristia, do casamento e da extrema unção como sacramentos cristãos válidos. 
c) a reafirmação do culto aos santos locais e da Virgem, e a validação do casamento de qualquer membro da Igreja. 
d) o uso da Inquisição e do Index como instrumentos de combate aos desvios doutrinais e o reconhecimento da infalibilidade papal na orientação teológica da cristandade.

Questão 33 - Albert Einstein 2018 - “Com o recrudescimento das questões raciais e da vio - lên cia contra os negros por organizações racistas como Klu Klux Klan, surgiram lideranças negras que enfren ta - ram as questões dos direitos civis e reagiram contra a violência policial. [...] Martin Luther King e Malcolm X, entre outros, tornaram-se essa voz e, atuando de formas di fe ren tes, foram ambos revolucionários em suas ações em prol da causa dos negros e dos direitos civis nos EUA. Ape nas as balas, os pararam. (...)” 

https://anos60.wordpress.com/2008/02/04/direitos-civisnos-euablack- power/ Acesso em: 03/11/2017 
Sobre as estratégias utilizadas por esses líderes é CORRETO afirmar que elas eram: 
a) análogas, em razão das formas variadas de luta, que iam desde a união entre brancos e negros nos movimentos de rua, até ações para o convencimento de grupos de congressistas brancos, capazes de defender os direitos constitucionais dos negros. 
b) complementares, na medida em que as ações de Martin Luther King buscavam apaziguar os negros depois do enfrentamento nos movimentos de rua liderados por Malcolm X, e permitiam as mudanças constitucionais necessárias. 
c) divergentes pois, enquanto Martin Luther King pregava a convivência entre brancos e negros e o pacifismo, com base em princípios cristãos, Malcolm X incitava a luta aberta dos negros contra os brancos, orientado por uma forte espiritualidade muçulmana. 
d) convergentes, já que partiam do princípio da não - violência e apenas interferiam no andamento dos processos constitucionais através da representação de congressistas negros e, eventualmente, de senadores brancos democratas.

Questão 34 - Albert Einstein 2018 - Em 1919, o presidente eleito Rodrigues Alves foi uma das vítimas da epidemia que matou por volta de 35 mil pessoas no Brasil e cerca de 50 milhões, entre 1918 e 1920, em todo o mundo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença mortal e seus impactos na cidade do Rio de Janeiro: 
a) A peste bubônica, que se alastrou entre os combatentes da 1ª Guerra mundial, atingiu os grupos de brasileiros ligados ao exército e à política na capital do país, o que implicou o isolamento de partes da cidade para impedir a disseminação. 
b) O sarampo, uma doença comum entre as crianças, tornou-se mortal entre os adultos, mesmo com o fechamento das escolas da capital e o rápido atendimento das crianças, o que a médio prazo erradicou a doença infectocontagiosa da cidade. 
c) A tuberculose, conhecida como o “mal do século”, alastrou-se no Rio de Janeiro em função das más condições de alimentação e pobreza da população, e foi enfrentada pelos governantes com a quarentena dos infectados em cidades como Petrópolis. 
d) A gripe espanhola, doença que assolou os países europeus durante a 1ª Guerra, atingiu também a população brasileira, levando o governo da capital a contratar um grupo de higienistas para combater a disseminação da doença.

Questão 35 - Albert Einstein 2018 - Durante o período Regencial (1831-1840) ocorreram no Brasil várias rebeliões provinciais, expressões, ao mesmo tempo, das lutas das elites pelo poder local e por maior autonomia das províncias, e da marginalização das ca ma - das populares, empobrecidas e excluídas da par ti ci pação política. A revolta que, ocorrida no Maranhão, contou também com a participação de escravos foragidos foi: 
a) Farroupilha. 
b) Cabanagem. 
c) Sabinada. 
d) Balaiada.

GABARITO
31 - C
32 - A
33 - C
34 - D
35 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...