PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 2001 - A intolerância tem sido uma das mais trágicas marcas do século XX, expressando-se por um nacionalismo

UFF 2001 - A intolerância tem sido uma das mais trágicas marcas do século XX, expressando-se por um nacionalismo exacerbado, uma visão etnocêntrica ou, até mesmo, por um olhar pretensamente superior em relação ao outro. A respeito da intolerância racial nas Américas, nos anos 50 e 60, pode-se afirmar que: 
(A) Leis segregacionistas no sul dos Estados Unidos forçaram os negros a frequentar escolas à parte e usar instalações separadas em lugares públicos. 
(B) A Lei dos Direitos Civis nos Estados Unidos agravou, em 1963, a segregação racial. 
(C) A discriminação racial é uma característica norte-americana. No Brasil, ao contrário, verifica-se a integração das diversas etnias, promovendo a democracia racial. 
(D) A organização paramilitar denominada Panteras Negras originou-se no Brasil, representando a resistência dos negros à opressão dos brancos. 
(E) Nos países de passado escravocrata, o preconceito racial tornou-se um importante incentivo à política de integração étnica.

RESPOSTA: 
Letra A.

Nenhum comentário: