PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 2001 - Quando comparada à revolução chinesa, a independência indiana adquire uma singularidade

UFF 2001 - Quando comparada à revolução chinesa, a independência indiana adquire uma singularidade que, ainda hoje, desperta a atenção dos estudiosos. Ao contrário de uma revolução comunista, a Índia adquiriu sua independência pela via pacífica. Identifique o comentário que se refere, corretamente, à política implementada por Gandhi para obter a independência. 
(A) A política de desobediência civil, cujo exemplo foi a chamada Marcha do Sal, fundamentava-se no princípio da resistência pela violência. 
(B) O sistema hindu, fundado na igualdade social e no sistema de castas, representou um obstáculo à independência indiana. 
(C) Parte significativa da burguesia indiana apoiou a política de Gandhi, pois, o seu programa de defesa do produto nacional ajudava a combater a concorrência dos materiais ingleses. 
(D) A doutrina da dignidade do trabalho defendida por Gandhi implicava a defesa intransigente de greves de cunho político. 
(E) O principal impulso do programa de Gandhi era a proposta de reformulação da aldeia tradicional com a introdução da mecanização no campo.

RESPOSTA: 
Letra C.

Nenhum comentário: