PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 2001 - O processo das Revoluções Democrático-Burguesas que animou a Europa e a América nos séculos XVIII e XIX

UFF 2001 - O processo das Revoluções Democrático-Burguesas que animou a Europa e a América nos séculos XVIII e XIX contribuiu, efetivamente, para a institucionalização da vida política contemporânea. Com relação ao enunciado, pode-se afirmar que: 
(A) A Revolução Francesa não fez parte do processo das revoluções democrático burguesas, pois apresentou ideias de vida social incompatíveis com o capitalismo liberal. 
(B) As revoluções democrático-burguesas, ao conterem a crítica mais radical ao Antigo Regime, desenvolveram as ideias centrais do positivismo e do evolucionismo, contribuindo para o reforço do autoritarismo. 
(C) A Revolução Francesa, movimento heterogêneo, que incluiu setores sociais descontentes com o Antigo Regime, promoveu o desenvolvimento das matrizes ideológicas do século XIX: liberalismo, socialismo e conservadorismo. 
(D) A Revolução Americana, ao ser incluída nas revoluções democrático-burguesas, excluiu-se do processo ocidental, vinculando-se, apenas, às revoluções atlânticas. 
(E) A Revolução Francesa não representou o processo das revoluções democrático-burguesas, por não aceitar a hegemonia inglesa na expansão das ideias liberais.

RESPOSTA: 
Letra C.

Nenhum comentário: