PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1997 - O golpe de 1964 e o recrudescimento do regime militar após 1968-1969

UFF 1997 - O golpe de 1964 e o recrudescimento do regime militar após 1968-1969 atingiram também a produção de artistas e intelectuais brasileiros. Assinale a opção que explica corretamente o panorama cultural brasileiro nos chamados "anos de chumbo".
(A) A censura do regime militar praticamente inviabilizou o cinema nacional, substituindo a criatividade do movimento conhecido como "Cinema Novo" pela filmografia hollywoodiana apoiada pela EMBRAFILME.
(B) A prisão do teatrólogo Augusto Boal, em 1971, foi o emblema da perseguição à dramaturgia brasileira, doravante reduzida à encenação de peças estrangeiras.
(C) A Universidade ficou a salvo da repressão política, exceto pelas invasões aos campi de algumas universidades, entre o final da década de 60 e o início da seguinte.
(D) A repressão e a censura não conseguiram sufocar completamente as manifestações culturais do país, como demonstra a emergência, no plano musical, do movimento conhecido como "Tropicalismo".
(E) A coerência dos critérios censórios do regime militar explicitou-se, nitidamente, no episódio da proibição da publicação da Declaração da Independência dos Estados Unidos, fato só superado pela interdição de "Davi", a perigosa escultura de Michelangelo.

RESPOSTA: 
Letra D.

Nenhum comentário: