PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1997 - À época de Bismarck (1871-1890) associam-se alguns elementos que vieram a reforçar o capitalismo

UFF 1997 - À época de Bismarck (1871-1890) associam-se alguns elementos que vieram a reforçar o capitalismo industrial e financeiro na Alemanha recém-unificada. Assinale a opção que contém referências vinculadas ao momento político mencionado.
(A) Vitória dos cristãos-sociais mais moderados ao impor reformas do sistema de trabalho na década de 1880, greve dos mineiros do Ruhr, emigração maciça para o continente americano, imposição do livre comércio de importação e exportação em 1879.
(B) lverein ou união aduaneira alemã, abolição do regime político federal no Império Alemão, diminuição da influência dos Junkers prussianos, dissolução da Aliança do Centeio e do Aço.
(C) Unificação monetária alemã e fundação do Reichsbank, extensão das ferrovias, desaparecimento de numerosas peque-as empresas após a crise financeira de 1873, imposição do protecionismo alfandegário em 1879.
(D) Financiamento de seguros sociais pelo Reichsbank para aliviar tensões, condução a um período de paz social através da unidade alemã, privatização das ferrovias, entrada da Alemanha na corrida colonial ao anexar a Etiópia.
(E) Sacrifício da agricultura à indústria, reforço da posição dos industriais determinado pelo "novo curso" ligado ao chanceler Caprivi, formação, no Reichstag, da maioria chamada "do Cartel", favorável ao grande capitalismo e a medidas anti-sindicais em 1879.

RESPOSTA: 
Letra C.

Nenhum comentário: