PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1996 - Uma corrente historiográfica afirma que o Paraguai, por uma política de desenvolvimento econômico

UFF 1996 - Uma corrente historiográfica afirma que o Paraguai, por uma política de desenvolvimento econômico autônomo que, entre outras consequências, o afastavam da prática do livre-cambismo, indispôs-se com a Inglaterra e a França, países que apoiaram seus inimigos na Guerra do Paraguai (1864-1870). Escolha a opção que informa adequadamente um dos indícios em favor de tal opinião. 
(A) A frota de guerra britânica decidiu a guerra bombardeando Assunção. 
(B) Inglaterra e França bloquearam durante a guerra o Rio da Prata para impedir o abastecimento do Paraguai. (C) Inglaterra e França combateram ao lado da Tríplice Aliança contra o Paraguai. 
(D) Foi junto à Inglaterra e à França que o Império brasileiro conseguiu empréstimos que lhe permitiram aparelhar-se para a Guerra da Tríplice Aliança. 
(E) A Inglaterra e a França apoiaram os presidentes Oribe, do Uruguai, e Rosas, da Argentina, incentivando-os à formação da Tríplice Aliança - que se completou com a adesão do Brasil - contra o Paraguai.

RESPOSTA: 
Letra D.

Nenhum comentário: