PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Questão de História - UEAP 2013 - [...] em entrevista que manteve com os chefes militares da 8ª Região, o chefe do Executivo Territorial prestou

[...] em entrevista que manteve com os chefes militares da 8ª Região, o chefe do Executivo Territorial prestou informações sobre as medidas preventivas adotadas pelo Governo, quando dos últimos acontecimentos ocorridos no País e das providências que haviam sido tomadas para neutralizar a ação de elementos suspeitos de pertencerem ao credo vermelho, informando ainda àquelas autoridades sobre a prisão, em nossa capital, de 11 adeptos do comunismo. 
(Jornal Amapá, nº 1267, de 08/04/1964, apud. SANTOS, D. C. Entre masmorras reais e imaginárias vicejou o terror: a violência do Estado durante a ditadura militar no Amapá. In: AMARAL, Alexandre Souza.et al. Do lado de cá: fragmentos de história do Amapá. Belém: Editora Açai, 2011, v. 01, p. 289) 

Deflagrado o golpe militar, a elite política local, sob a liderança do governador Terêncio Porto, colocou em prática a política-ideológica do novo regime. A partir da citação acima e dos conhecimentos sobre os governos militares no Amapá, marque a alternativa incorreta. 

a) Em concomitância com a prisão de elementos suspeitos do “credo vermelho”, o governo territorial desencadeou uma campanha ideológica contra os opositores do regime militar, pois a ditadura militar significou a implantação de práticas coercitivas e ideológicas, bem como a supressão das liberdades constitucionais. 
b) Entre as medidas impostas pelo general Luiz Mendes da Silva, substituto do governador Terêncio Furtado de Mendonça Porto, nota-se a intervenção nos sindicatos dos estivadores, da construção civil e dos arrumadores, uma vez que as diretorias sindicais foram destituídas pelo general; além dos sindicalistas sofrerem com perseguições, prisões e torturas. 
c) A Comissão de Investigação Sumária (CIS) – inicialmente composta pelo major Washington Mascarenhas, o contabilista Benedito Pedro Paiva e o delegado de polícia Lismar Leão Cardoso – promoveu a prisão de inúmeros servidores públicos, nas dependências da Fortaleza de São José, sob a custódia da Guarda Territorial. 
d) Com a substituição no governo do general Luiz Mendes da Silva, pelo General Ivanhoé Gonçalves Martins, as práticas coercitivas e ideológicas, como torturas e interrogatórios, foram substituídas pela volta dos direitos constitucionais e a anistia dos exilados. 
e) Durante a gestão do general Ivanhoé Gonçalves Martins, houve uma colaboração mais intensa do Território Federal do Amapá com o exército. Como exemplo, destaca-se a participação de soldados amapaenses no combate aos guerrilheiros do Araguaia e, também, a tortura de camponeses nos acampamentos do Departamento de Estradas e Rodagens do Território.

RESPOSTA: 
Letra D.

Nenhum comentário: